Curiosidades
Da estética ao prejuízo: como o "pretinho" no pneu da moto pode afetar sua segurança e seu bolso
Produto amplamente utilizado pode contribuir para aumentar o risco de acidentes nas ruas e estradas
Não são apenas os carros que recebem investimentos estéticos por parte de seus proprietários, pois o mesmo ocorre também com as motocicletas. Atualmente, existem diversos itens no mercado com a finalidade de deixar esses veículos brilhando.
Logo, alguns dos produtos mais utilizados são aqueles destinados a conferir maior brilho aos pneus, de modo a ressaltar suas qualidades, chamar a atenção e também deixar essas peças com uma aparência bem mais nova. Tal componente é conhecido como “pretinho” e pode ser muito prejudicial ao motociclista.
Isso ocorre porque ele prejudica a estabilidade das rodas e, consequentemente, facilita a ocorrência de quedas. Portanto, a sua utilização não é recomendada por diversos especialistas no tema. Afinal, de que adianta deixar a moto bonita e sofrer um acidente depois?
Compreendendo os riscos
Esse líquido é nocivo, pois gera uma camada sólida na superfície emborrachada do pneu após a secagem. Isso interfere no processo de aderência ao asfalto, gerando bastante instabilidade durante a movimentação. Portanto, tal processo é capaz de causar derrapagens e quedas perigosas.
Frequentemente, mesmo que o motociclista tenha aplicado o “pretinho” apenas nas laterais da estrutura, o risco ainda existe. Dependendo da composição do item, ele pode escorrer para a banda de rodagem, por conta do calor gerado pelo atrito com o solo, que faz o pneu aquecer, liquefazendo a camada do produto que se solidificou anteriormente.
Por fim, se mesmo assim você não deseja abrir mão de conferir uma estética bacana para o seu veículo, pode optar por realizar uma lavagem mais caprichada nele. Atualmente, existem shampoos especialmente voltados para a limpeza automotiva, que podem reproduzir os efeitos do produto citado neste texto, sem oferecer riscos para a sua segurança.
Lembre-se de que insumos deste tipo devem ser adquiridos preferencialmente em estabelecimentos devidamente certificados. Evite ao máximo utilizar itens provenientes de pirataria e falsificações, afinal, isso pode comprometer componentes do motor e causar um sério prejuízo ao seu bolso.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp