Conecte-se conosco

Curiosidades

Da fraude à nota alta: O caso intrigante do vinho barato que enganou os especialistas

Publicado

em

Você já se perguntou se o vinho que você compra no supermercado é realmente o que diz o rótulo? Um programa de televisão belga revelou uma farsa que enganou os jurados de um concurso de vinhos.

O programa On n’est pas des pigeons (Não somos pombos, em tradução) decidiu testar a qualidade dos vinhos baratos vendidos na local, comparando-os com vinhos mais caros e renomados. Confira os detalhes!

Jurados são enganados por vinho barato

Para isso, eles contrataram um especialista em vinhos, que selecionou quatro garrafas de diferentes faixas de preço e origem. Em seguida, eles convidaram quatro jurados, que se diziam conhecedores de vinhos, para degustar e avaliá-las.

O que os jurados não sabiam é que o programa havia preparado uma armadilha: uma das garrafas era, na verdade, um vinho muito barato, de apenas 2 euros, mas com o rótulo trocado por um de um vinho supostamente caro, batizado com o nome Château du Colombier.

Os jurados foram enganados pelo rótulo e elogiaram o vinho falso, dando notas altas e comentários positivos. Eles disseram que o vinho tinha aroma frutado, sabor equilibrado e boa persistência. Um deles chegou a dizer que era o seu preferido entre os quatro.

Resultado surpreendente

O programa revelou a farsa no final do teste, deixando os jurados surpresos e constrangidos. Eles admitiram que foram influenciados pelo rótulo e pela expectativa de provar um vinho de qualidade.

O especialista em vinhos, Eric Boschman, explicou que o vinho barato não era ruim, por isso não recebeu uma nota baixa. A nota da bebida com o rótulo trocado foi de 88, numa escala que ia de 0 a 100.

O programa belga quis mostrar como os consumidores podem ser enganados pela manipulação de um rótulo e pela falta de informação sobre os vinhos.

Por fim, eles recomendaram que os consumidores pesquisem sobre os vinhos antes de comprá-los e que confiem no seu próprio paladar, sem se deixarem levar pelo preço ou pela fama do produto.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS