Tecnologia
Dando uma turbinada: estas 5 dicas vão acelerar seu Wi-Fi e garantir sinal na casa inteira!
Seu Wi-Fi está com a conexão fraca e você não sabe o que fazer? Aqui vai uma dica bacana para resolver esse problema.
Se você já passou pela frustração de ver o streaming travar durante uma cena importante da sua série favorita ou se o celular simplesmente não conecta em um canto específico da casa, é possível que o seu roteador Wi-Fi seja o culpado.
Isso é completamente frustrante, né? Afinal, atrapalha todo andamento da sua maratona, ou o seu trabalho.
Porém, não precisa se estressar. Existem algumas dicas rápidas para solucionar o problema de Wi-Fi lento, que pode ser causado por um roteador mal posicionado ou uma tecnologia mais antiga que está pedindo para ser substituída. Confira algumas dicas para te ajudar nessa e você desvendar o mistério.
Foto: Freepik / Reprodução
Dicas para melhorar seu Wi-Fi
Faça um diagnóstico
Quando notar que sua internet está lenta, o primeiro passo é realizar um teste de velocidade da rede. Isso ajudará a avaliar o desempenho atual da sua conexão.
É recomendado utilizar serviços online como Fast.com e Speedtest.net para medir as velocidades de download e upload. Se a velocidade estiver muito abaixo do esperado, pode ser necessário tomar medidas.
Verifique os dispositivos conectados
Roteadores mais antigos podem ter limitações quanto ao número de dispositivos que podem ser conectados à rede Wi-Fi, o que pode causar lentidão para todos os dispositivos, desde celulares até TVs.
Muitos equipamentos mais recentes têm aplicativos de gerenciamento de rede que permitem verificar quantos dispositivos estão conectados. Você também pode usar aplicativos como o Wi-Fi Analyzer para obter essa informação.
Mude a localização do roteador
O local onde o roteador está colocado em sua casa pode prejudicar a qualidade do sinal. Evite esconder o roteador em armários ou atrás de móveis, pois isso pode prejudicar o alcance do sinal.
É importante que o aparelho fique em um local desobstruído para o sinal correr livremente.
Verifique se eu roteador é compatível
Com o aumento das velocidades de internet oferecidas pelas operadoras, roteadores mais antigos com portas Fast Ethernet (com velocidade de 100 megabits por segundo) podem se ficar completamente ruins.
Certifique-se de que o seu roteador seja compatível com o padrão Gigabit Ethernet, permitindo maiores velocidades, principalmente se sua conexão à internet for rápida.
Considere atualizar o roteador para modelos mais recentes
Se você continua enfrentando problemas, mudar para tecnologias mais recentes, como Wi-Fi 6 e redes mesh, pode ser a solução para melhorar a velocidade da sua rede Wi-Fi.
Redes mesh distribuem o sinal de forma mais eficiente pela casa, eliminando áreas com sinal fraco.
Com essas dicas, você poderá melhorar sua conexão Wi-Fi e acabar com os problemas que esse tipo de situação pode causar. Além disso, você ainda desfrutará de uma experiência mais fluida na internet, independentemente do dispositivo que estiver usando em sua casa.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho19 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%