Conecte-se conosco

Economia

Internet de alta velocidade! Governo vai zerar imposto de roteadores Wi-Fi

Resolução assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin deve impulsionar o acesso à internet no país. Ela tem validade até dezembro de 2025

Publicado

em

O Governo Federal anunciou uma iniciativa importante para impulsionar a modernização das redes de comunicação no Brasil e facilitar o acesso à internet de alta velocidade.

Uma resolução assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), elimina as tarifas de importação para vários equipamentos, incluindo roteadores Wi-Fi 6 e outros dispositivos tecnológicos.

A medida, válida até 31 de dezembro de 2025, pretende estimular avanços e incentivar a expansão das redes de comunicação no país.

Conforme o governo, os produtos beneficiados pela redução tarifária tinham uma média de imposto de 11% e são aqueles que não são fabricados nacionalmente.

Outros itens

Além dos roteadores Wi-Fi 6, a resolução também engloba outros itens de informática, conforme informações divulgadas pela Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Esses itens incluem telefones IP, painéis de controle sensíveis ao toque, mesas, iluminação, instalações elétricas, microfones, alto-falantes, telas e câmeras de alta definição, controle remoto e diversos outros dispositivos.

A medida também engloba terminais de fibra no padrão XGS-PON, que permite velocidades de download e upload simétricas de até 10Gbps.

Além disso, entram na resolução, ainda, switches, modems, sensores para soluções agrícolas e telas para educação conectada.

Avanço significativo

É importante destacar que os roteadores mencionados na resolução não são do padrão 6E, compatível com a faixa de 6GHz disponibilizada para uso não licenciado no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com a redução do imposto, espera-se um aumento na disponibilidade e na adoção desses equipamentos no mercado brasileiro.

Se isso acontecer, os consumidores terão acesso a uma experiência de conectividade aprimorada, o que deve impulsionar o uso da internet e fomentar a inovação tecnológica no país.

A expectativa é que essa ação contribua para o progresso da conectividade, tornando-a mais rápida e acessível a um número maior de pessoas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS