Economia
De volta ao Bolsa Família: como desbloquear?
Percebeu que seu benefício do Bolsa Família foi bloqueado? Não se desespere! Veja como voltar a receber o auxílio do governo com este passo a passo.
O Bolsa Família é um programa social que beneficia milhões de famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. No entanto, algumas vezes, o pagamento do benefício pode ser bloqueado.
Diversos motivos podem levar ao bloqueio do auxílio, como falta de atualização cadastral, aumento de renda ou descumprimento das condicionalidades do programa.
Teve o seu Bolsa Família bloqueado e quer saber como voltar a receber o benefício normalmente? Confira as dicas listadas a seguir!
Bolsa Família bloqueado: como voltar a receber o benefício?
1. Verifique o motivo do bloqueio
O primeiro passo para resolver o problema é verificar o motivo do bloqueio do seu benefício. Você pode fazer isso pelo aplicativo do Bolsa Família, pelo site da Caixa Econômica Federal ou indo até o centro de atendimento onde realizou o cadastro do programa.
No extrato do benefício, você vai encontrar uma mensagem informando o motivo do bloqueio e o que fazer para regularizar a sua situação.
2. Atualize o seu cadastro
Um dos motivos mais comuns para o bloqueio do Bolsa Família é a falta de atualização cadastral. As famílias beneficiárias devem atualizar os seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança na composição familiar, endereço, telefone ou renda.
Para atualizar o seu cadastro, você deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico no seu município. Leve os documentos de identificação de todos os membros da família e um comprovante de residência atualizado.
3. Cumpra as condicionalidades do programa
Outro motivo que pode levar ao bloqueio do Bolsa Família é o descumprimento das condicionalidades do programa nas áreas de saúde e educação. As famílias beneficiárias devem cumprir as seguintes exigências:
- Manter em dia a vacinação das crianças menores de 7 anos;
- Acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 6 anos;
- Garantir a frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos;
- Participar de atividades socioeducativas oferecidas pelo programa, entre outras exigências que podem ser consultadas no site do governo.
Se você deixou de cumprir alguma dessas condicionalidades, você deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social ou o CRAS da sua cidade para regularizar a sua situação e evitar o cancelamento definitivo do benefício.
4. Aguarde o desbloqueio do benefício
Após regularizar a sua situação, você deve aguardar o desbloqueio do seu benefício, que pode levar até 90 dias para acontecer. Você também tem direito a receber os valores retroativos referentes aos meses em que o benefício ficou bloqueado.

-
Tecnologia20 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas1 dia atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%