Conecte-se conosco

Agronegócio

Deixe a Pacová te surpreender: Transformação garantida para casa e jardim!

Publicado

em

A pacová (Philodendron martianum) é uma planta nativa da Mata Atlântica brasileira, presente em paisagismo de interiores e exteriores devido à sua beleza e facilidade de cultivo.

Com folhas de formato oval, verdes-escuras e brilhantes, alcança até 1 metro de altura quando bem cuidada, tornando-se uma opção charmosa para decoração.

Ainda que floresça com menos frequência, a exuberância das folhas é a protagonista no valor ornamental da pacová. Descubra a seguir como cuidar desta planta e mantê-la sempre saudável e bonita em sua casa ou jardim.

Como cuidar de pacová

A pacová é uma planta que se adapta bem a ambientes internos iluminados e arejados, preferindo locais com meia-sombra e calor. Ela se desenvolve melhor em solo úmido e rico em matéria orgânica, aconselhado o uso de adubo orgânico duas vezes ao ano.

Quanto às regas, de duas a três vezes por semana costumam ser suficientes, desde que o solo esteja moderadamente úmido e não encharcado.

Os vasos ideais para cultivar a pacová são os maiores, com diâmetro largo. Além disso, é interessante apostar em um substrato que absorva bem a água, mas que não fique encharcado, evitando assim o apodrecimento da planta e matá-la.

Como fazer muda de pacová

Existem três formas possíveis de multiplicar a pacová: por estaquia, sementes ou separação das raízes (touceiras). Para fazer uma muda de pacová por estaca, o ideal é utilizar uma planta mais velha e separar uma folha com raiz, transferindo-a ao local de cultivo com as condições descritas acima.

No caso das touceiras, basta separá-las da planta mãe, garantindo que não sejam cortadas as raízes principais, e replantar em um vaso com substrato poroso, geomanta e brita, e condições de ambiente e temperatura adequadas.

Pacová apodrecendo: O que fazer?

A principal causa do apodrecimento da pacová é o excesso de água. Se a planta está sofrendo com este problema, tente ajustar a quantidade de água fornecida e melhorar o ambiente de cultivo.

Outra opção é fazer novas mudas a partir das folhas que continuam saudáveis, utilizando a metodologia indicada no item anterior, visando salvar a planta ou partes dela.

Importância da pacová no paisagismo

A pacová é uma planta versátil em projetos de paisagismo, podendo ser utilizada tanto em ambientes interiores quanto exteriores, próximos a muros ou em vasos, combinadas a outras plantas ou isoladas em canteiros e jardins. Sua beleza e facilidade de cultivo tornam-na uma excelente opção para tornar seu espaço mais agradável e harmonioso.

Com as dicas acima, agora você já sabe como cuidar de uma pacová e mantê-la sempre bonita e saudável. Aproveite todo o potencial dessa planta para deixar sua casa e jardim com um toque especial de beleza natural.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS