Automobilística
Deixou o IPVA para trás? Veja os riscos surpreendentes que você está correndo
Dirigir com o documento do seu carro em situação irregular pode trazer uma série de dores de cabeça. Veja quais a seguir.
Até o ano passado, 64,8 milhões de brasileiros estavam com as contas atrasadas, de acordo com informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. Esses dados apontam que, entre as principais pendências, estão faturas básicas, como impostos, cartão de crédito e o famoso IPVA.
O ideal é que todos os proprietários de veículos mantenham a manutenção de seus veículos em dia, bem como todos os encargos tributários, como o licenciamento e o temido Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é a denominação oficial da sigla do referido tributo.
Esses dois tributos são de suma importância para manter o seu bem regularizado, de modo a evitar vários problemas com as autoridades. Mas, afinal, o que acontece com a pessoa que não paga esse encargo? Será que ela perde o carro? Hoje vamos descobrir.
Consequências da inadimplência
O delegado Waldir, presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), discorreu sobre ese tema polêmico e destacou alguns pontos importantes, começando pelo método de cobrança do IPVA. Os condutores residentes no estado de Goiás podem ter acesso a alguns benefícios exclusivos.
Por exemplo, aqueles cuja placa termina nos algarismos 1 e 2 poderão parcelar o pagamento em até nove vezes, enquanto o restante pode optar por quitar a pendência em dez vezes. Assim, essas opções podem ser um bom estímulo para colocar as contas em dia.
Os motoristas também podem optar por pagar o valor integral, caso não desejem comprometer suas finanças com parcelamentos extensos. A autoridade ainda destaca que a pessoa que é flagrada dirigindo com a documentação atrasada pode receber uma multa substancial, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O ato em si consiste em uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quanto ao preço da penalidade, fica na casa dos R$ 293,47. Entretanto, a situação pode se complicar ainda mais se o condutor for parado em uma blitz, pois o carro pode ser confiscado e encaminhado ao pátio, gerando mais custos para a sua retirada.
Por fim, o presidente alerta sobre os cuidados na hora de fazer pagamentos, devido aos inúmeros golpes que, infelizmente, estão se proliferando por todo o Brasil. Waldir ressalta que o Detran não recebe transferências via Pix, não realiza ligações para as pessoas fazendo cobranças e, muito menos, envia mensagens pelo WhatsApp!

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?