Conecte-se conosco

Tecnologia

Demissão exposta no TikTok viraliza e levanta questões sobre falta de 'Fit Cultural'

Jovem perdeu seu emprego e decidiu contar tudo no TikTok. Seu vídeo falando sobre a demissão bombou, chegando a mais de 5,8 milhões de visualizações.

Publicado

em

No mundo atual, onde a tecnologia e as redes sociais estão em todo lugar, uma história interessante chamou a atenção de muita gente. Uma jovem de 23 anos, Alana Martins, perdeu seu emprego e decidiu contar tudo no TikTok. O vídeo dela falando sobre a demissão bombou, chegando a mais de 5,8 milhões de visualizações. O motivo? A empresa disse que ela não combinava com a cultura deles.

Entendendo o problema

Alana, que trabalhava como designer de UX no Paraná, se viu em uma situação complicada. Ela tinha criado vídeos educativos a pedido da empresa, mas quando pediram para ela disponibilizar de graça para todos da firma, ela não concordou. Isso acabou sendo um grande problema, e a empresa decidiu que era hora de desligar a funcionária, falando que Alana não se encaixava na cultura da empresa.

Muitas pessoas ficaram na dúvida sobre o que significa o termo ‘fit cultural’ que a empresa chegou a mencionar. Simplificando, se refere à harmonia entre os valores, crenças e comportamentos de um indivíduo e aqueles que definem a essência de uma organização.

Janine Goulart, da KPMG, esclarece que essa compatibilidade é crucial para a integração e o sucesso mútuo. A cultura de uma empresa, influenciada pelos valores de seus fundadores e perpetuada por suas lideranças, dita as práticas, atitudes e expectativas dentro do ambiente de trabalho.

A resposta de Alana

Alana não ficou quieta. Ela usou o TikTok para explicar sua versão dos fatos, mostrando que sempre tentou contribuir e se envolver com as atividades da empresa, até levando bolo e ajudando em festas. Para ela, não fazia sentido dizer que ela não se encaixava na cultura da empresa.

Esse caso mostra como a geração Z, à qual Alana faz parte, é aberta a compartilhar suas experiências, sejam boas ou ruins, on-line. Isso inclui desde momentos importantes da vida até situações complicadas no trabalho.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS