Economia
Depois de Marinho sinalizar risco de desabastecimento de água potável, Ministério da Economia promete recursos a carro-pipa
Ministro do Desenvolvimento Regional destacou a necessidade de 142 milhões de reais para o projeto até o fim deste ano.
O Ministério da Economia disse nesta sexta-feira que enviará um pedido de crédito suplementar para a Operação Carro-Pipa ao Congresso, por causa do risco iminente de interrupção de água potável por falta de recursos. A iniciativa fornece de água potável na região do semiárido nordestino.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, alertou em ofício o titular da Economia, Paulo Guedes, apontando “premente suspensão no fornecimento, já a partir do dia 18 de setembro, o que pode causar irreparáveis prejuízos à população assistida e aos profissionais civis envolvidos”.
Marinho também pontuou a necessidade de 142 milhões de reais para o projeto até o fim de 2020.
A Operação Carro-Pipa é uma cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, com orçamento previsto de 467 milhões de reais para este ano, e que também atende a região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Um projeto de lei de crédito suplementar “que está em fase de conclusão” será enviado ao Congresso, afirmou o Ministério da Economia sem detalhar o calendário.
Outras despesas terão que ser suspensas para dar lugar ao novo gasto, caso contrário, a regra do teto de gastos será desrespeitada. O Ministério da Economia já firmou que os cortes serão na reserva de contingência primária.
Em 2020, governo foi autorizado pelo Congresso a utilizar recursos extraordinários sem obediência ao teto, desde que esses gastos fossem associados ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. Com já fazia parte do Orçamento original, a Operação Carro-Pipa não pode ser enquadrada nessa regra.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF11 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos23 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas9 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?