Ações, Units e ETF's
Depois ficar estável em janeiro, prévia do PIB volta a crescer em fevereiro: 2,32%
De acordo com autoridade monetária, o IBC-Br atingiu 147,49 pontos no segundo mês deste ano
Depois de experimentar estabilidade em janeiro último, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) – denominado prévia do PIB – retomou a trajetória ascendente, ao subir 3,32% em fevereiro, no comparativo mensal (levando em conta dados dessazonalizados), atingindo 147,49 pontos, divulgou, nesta sexta-feira (28), o Banco Central (BC).
A expansão verificada em fevereiro é a maior verificada, desde junho de 2020 – quando a atividade econômica teria avançado 4,86% – o que representa o maior percentual em 33 meses, segundo a série histórica do BC.
Também positivos são os comparativos, que apontam elevação de 2,76%, deste mês para fevereiro do ano passado, e de 3,08%, no acumulado em 12 meses. O crescimento do indicador em fevereiro foi o maior desde junho de 2020 – quando foi registrada uma alta de 4,86%. Com isso, foi a maior alta em 33 meses, segundo a série histórica do Banco Central.
O desempenho irregular do indicador vem sendo observado, desde agosto do ano passado, quando este apresentou quedas seguidas, só interrompidas em janeiro, até crescer no mês seguinte. Para analistas, tal instabilidade poderia estar relacionada com a manutenção, no elevado patamar de 13,75% ao ano – o maior desde janeiro de 2017 – da taxa básica de juros (Selic).
De modo distinto do cálculo do PIB, divulgado pelo IBGE, o do IBC-Br inclui estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos, mas desconsidera o lado da demanda, ao contrário da metodologia empregada para o PIB.
No caso do PIB, a previsão é de que o resultado do indicador, referente ao primeiro trimestre deste ano (1T23) só deverá ser divulgado no dia 1º de junho próximo. Em tempo: PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país no período de um ano.
No ano passado, o PIB atingiu R$ 9,9 trilhões, correspondendo a um avanço de 2,9% em relação a 2021, cujo PIB havia crescido 5%. Para este ano, a previsão do mercado financeiro, por meio do Boletim Focus, é de que o PIB cresça 0,96%, mas não deverá passar de 1,41%, em 2024.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana