Cotidiano
Desafiou o piloto e não usou o modo avião? Consequências surpreendentes!
Muita gente acha que o modo avião é uma tecnologia inútil ou superestimada, mas a sua real finalidade é de extrema importância para a segurança de um voo. Você sabe o motivo?
Existe uma tecnologia criada especialmente para que celulares e outros aparelhos eletrônicos possam ser utilizados durante um voo, e ela se chama modo avião. Dessa maneira, uma pessoa pode mexer no dispositivo mesmo com a ausência de conectividade de redes Wi-Fi e Bluetooth.
Essa ferramenta surgiu ainda nos anos 1990 como uma forma de conceder um limite para o uso de celulares durante viagens em aeronaves. Porém, você realmente sabe a razão disso? Afinal, o que será que pode ocorrer caso alguém não ative esse modo durante uma viagem aérea?
Se o modo avião não for ativado, o que acontece?
Essa é uma das perguntas mais comuns encontradas na internet e as respostas, por vezes, podem ser bastante distintas entre si. É possível encontrar apontamentos estranhos, desde a abertura de portais para outras dimensões até a possibilidade da aeronave explodir em mil pedaços.
Como já foi dito antes, esse recurso foi criado nos anos 1990, quando especialistas constataram que conexões por Bluetooth e Wi-Fi podiam causar interferências nas torres de transmissão que orientam o percurso dos aviões entre o céu e o solo.
Resumindo, a conexão de um celular transmite frequências de rádio com potencial de atrapalhar a comunicação entre a aeronave e as estruturas de orientação, podendo, com isso, causar sérios acidentes. Portanto, se um passageiro não habilitar o modo avião, estará colocando todos (inclusive a si mesmo) em risco por sua conduta.
Além disso, o problema pode ser ainda maior se houver uma grande quantidade de aparelhos ligados com a ausência dessa ferramenta, lembrando que, na aviação comercial, não há espaços para suposições e erros, portanto o melhor a fazer é simplesmente não correr riscos desnecessários.
Por fim, caso tenha dificuldades com o seu dispositivo, não tenha vergonha e peça o auxílio de uma aeromoça ou comissária de bordo, esses profissionais estão ali justamente para ajudar. Assim a sua viagem fica muito mais tranquila e a dos outros passageiros também, pois o que importa é a segurança em primeiro lugar.

-
Finanças1 dia atrás
Jovem perde prêmio do ‘jogo do tigrinho’ após erro no Pix e busca justiça
-
Economia22 horas atrás
Rainhas em consumo: 6 cervejas brasileiras que não saem da geladeira dos brasileiros
-
Finanças2 dias atrás
Como identificar e eliminar gastos invisíveis que comprometem seu orçamento
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp: site divulga regras para criação de nomes de usuário
-
Política2 dias atrás
Cidadania ativa: 5 ferramentas para fiscalizar os gastos do governo
-
Empresas1 dia atrás
Carrefour anuncia pagamento de dividendos em euro; veja quem recebe
-
Automobilística1 dia atrás
Crise pega em cheio: montadora tem prejuízo bilionário histórico
-
Mundo5 horas atrás
País europeu onde o real vale mais atrai brasileiros com turismo acessível