Economia
Descontos no IPVA a prêmios milionários: veja as vantagens de colocar o CPF na nota
Participar é fácil: basta se inscrever no programa pelo site oficial do seu estado. Depois, sempre que comprar algo, peça para colocarem o CPF na nota.
Você já deve ter ouvido no caixa de alguma loja a pergunta “CPF na nota?”. Essa prática, além de super comum, tem diversas vantagens que muita gente ainda não conhece.
Basicamente, colocar o CPF na nota fiscal é uma estratégia dos estados para fiscalizar melhor a arrecadação de impostos, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
ICMS, e para combater a sonegação fiscal.
Mas não é só isso: ajuda a combater a pirataria e ainda incentiva as empresas a serem mais responsáveis socialmente.
Estados participantes
Desde 2012, com o Rio Grande do Sul saindo na frente, vários outros estados adotaram essa ideia. São eles: São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e o Distrito Federal. Isso mostra que a iniciativa já pegou pelo Brasil afora.
Como participar?
Participar é fácil: basta se inscrever no programa pelo site oficial do seu estado. Depois, sempre que comprar algo, peça para colocarem o CPF na nota. Com isso, suas compras vão acumular pontos que podem se transformar em créditos, descontos em impostos e até prêmios em dinheiro.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que tenha um CPF ativo pode participar. No entanto, vale lembrar que cada estado tem suas próprias regras e benefícios, então é bom dar uma olhada no site do programa do seu estado para saber como funciona.
Quais são os benefícios?
Descontos no IPVA e IPTU
Em alguns lugares, como São Paulo, Alagoas e Paraná, juntar notas no CPF pode dar um bom desconto no IPVA do próximo ano. Alguns estados também oferecem desconto no IPTU.
Sorteios de Prêmios
Imagina ganhar até R$ 1 milhão só por ter colocado o CPF na nota? Pois é, tem sorteio que chega a esse valor. Quanto mais notas no seu CPF, mais chances de ganhar. Mas há um limite de notas que você pode acumular.
Dicas para o resgate
De tempos em tempos, você pode converter seus créditos acumulados em coisas úteis, como recarga de celular ou ingressos para shows, dependendo do programa do seu estado.
Como resgatar os prêmios?
Para resgatar, é só checar quanto você tem de crédito no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e pedir a transferência para sua conta bancária. Fique de olho na validade dos créditos para não perder nada. Além disso, fique atento aos sorteios mensais que podem te dar ainda mais vantagens.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]