Curiosidades
Descubra as 10 fobias mais bizarras que existem e entenda o medo inexplicável
Conheça dez fobias estranhas que vão desde o medo de cabelo, banana, roupas a buracos! O que leva as pessoas a temer coisas tão… comuns? Entenda.
Há medos que até parecem mentira, mas que realmente assustam muita gente. Conheça as dez fobias mais estranhas que parecem até uma grande brincadeira, contudo deixam as pessoas inquietas e até em pânico.
Medo de cobra, de aranha, da morte ou de altura são todos temores bem comuns, mas há fobias bem mais diferentes que parecem bizarras para a maioria das pessoas; porém, ainda assim, incomodam uma parcela da população que convive com elas. Veja dez exemplos abaixo:
Bananafobia – medo de bananas. Sim, você não leu errado. Já foi relatado um caso de uma pessoa que tinha tanto pavor desta fruta que sentia náuseas ao ficar no mesmo cômodo em que ela estivesse.
Araquibutirofobia – medo de a manteiga de amendoim grudar e ficar preso no céu da boca: sabemos que a sensação não é gostosa, mas esta fobia vai além do incômodo, pois beira o pânico. Vale lembrar que o indivíduo não teme a própria manteiga de amendoim, mas a sensação do “pegajoso” induz o pavor. É por isso que os pacientes também podem evitar qualquer outro produto alimentar que tenha uma consistência semelhante.
Vestifobia – medo de roupas: nesse caso, as pessoas com a doença podem temer uma roupa específica ou podem ter medo de roupas apertadas que fazem com que o indivíduo se sinta constrangido ou sufocando. Em casos extremos, o paciente pode retirar-se completamente da sociedade para evitar ser vestido.
Globofobia – medo de balões: aqui, pode variar desde uma fobia do barulho de balões estourando até um medo intenso de ver, tocar ou até mesmo cheirar balões.
Tripofobia – medo de padrões repetitivos ou de buracos: alguns exemplos que podem incomodar ou até causar pavor nas pessoas com essa condição são o plástico-bolha, os favos de mel e as vagens de sementes.
Hippopotomonstrosesquippedaliofobia – medo de palavras longas: também conhecida como sesquipedalofobia, esta condição pode soar como uma piada cruel, mas não é sem sentido. Ela é, muitas vezes, provocada por experiências prévias de vergonha e constrangimento ao pronunciar palavras longas e pode afetar particularmente pacientes com dislexia.
Fobofabia – medo de fobia: também conhecida como ansiedade flutuante, é um fator contribuinte para um ataque de pânico e relativamente comum em quem tem crises fortes de ansiedade. As pessoas com essa condição a descrevem como crises que são acompanhadas de falta de ar e palpitações cardíacas.
Elas também podem sentir medo de ter alguma fobia específica.
Onfalofobia – medo de umbigos: as pessoas com essa condição são incapazes de tocar a região do próprio umbigo, olhar para o de outra pessoa ou até mesmo pensar em um sem se sentir mal.
Fobia de banheiro – esse não precisa de explicações. As pessoas com esta condição podem ter medo de usar banheiros públicos, podem evitar ao máximo demorar neste cômodo (mesmo que em suas casas) ou ainda podem se sentir aterrorizadas pela possibilidade de alguém estar vendo ou ouvindo algo enquanto elas estão ali.
Caetofobia – medo de cabelo: quem sofre com essa fobia pode ter pavor de lavar o cabelo, de corta-lo ou até de estar perto de animais peludos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Bancos20 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Finanças2 dias atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades23 horas atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades1 dia atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou