Cotidiano
Descubra como é possível mandar produtos eletrônicos para reciclagem
Existem diversos pontos de coleta, e a primeira orientação é encontrar o mais próximo de você.
Embora não pareça, enviar produtos considerados eletrônicos, pilhas e eletroeletrônicos é um procedimento muito simples e fácil. Dentro dessa praticidade, também está incluso o tamanho do objeto, podendo ser desde uma pequena pilha até uma geladeira, por exemplo.
Segundo dados, o Brasil conta com mais de 4.000 locais considerados postos de recebimentos, que podem ser lojas, supermercados, farmácias e ecopontos. Esses lugares são preparados para realizar o processo conhecido como logística reversa, onde produtos são descartados da maneira considerada correta, sem que isso prejudique o meio ambiente, podendo até serem encaminhados para um reaproveitamento dos mesmos.
Além disso, todo esse procedimento de descarte não possui custos para o consumidor, sendo também mais uma maneira de incentivá-los a levar os produtos nos locais adequados, evitando que sejam misturados com lixos comuns ou jogados em qualquer outro lugar.
O gerenciamento desses postos de coleta é feito pelas prefeituras dos municípios que possuem os locais, sendo conhecidos como “ecopontos”. Além disso, entidades do setor industrial e fabricantes desses tipos de produtos também realizam a coleta desses materiais e encaminham-nos para os destinos corretos.
Como encontrar um posto de coleta?
Conforme já informamos acima, esses locais podem ser supermercados, farmácias, lojas ou ecopontos municipais. O primeiro passo é procurar o mais próximo.
Os sites de diversos fabricantes desses materiais também disponibilizam, através de busca por CEP, a lista com os postos de coleta existentes em cada cidade.
Para produtos maiores, como lava-louças ou geladeiras, também é possível realizar o descarte nos pontos físicos. Caso o consumidor não consiga fazer o transporte por conta do tamanho, diversos postos disponibilizam a opção de coleta agendada, onde uma equipe realiza o procedimento no local indicado de forma também gratuita.
Após descartados, os produtos seguem para outro local, onde são realizados procedimentos de triagem, selecionando quais objetos podem ser reciclados ou não, para que sigam seus destinos corretos.

-
Tecnologia21 horas atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Cotidiano2 dias atrás
Golpe da ‘bomba baixa’ faz motoristas pagarem por combustível que não receberam
-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Saúde2 dias atrás
Parar de trabalhar muda o cérebro? Descubra o que a ciência revela
-
Economia1 dia atrás
Ranking revelado: as 10 empresas que mais devem aos cofres públicos
-
Finanças19 horas atrás
Quanto custa ter um filho até os 18 anos? Veja os dados atualizados
-
Curiosidades2 dias atrás
‘Não é teoria da conspiração’: piloto explica a verdade sobre o modo avião
-
Tecnologia1 dia atrás
Nada de senhas: 2 maneiras de conectar-se ao Wi-Fi de uma forma segura e prática