Conecte-se conosco

Saúde

Comida na geladeira: a verdade sobre quanto tempo você pode guardar cada coisa

Afinal, por quanto tempo será que a comida pode ser preservada de forma segura dentro da geladeira?

Publicado

em

A invenção da geladeira, no ano de 1926 nos EUA, foi um grande passo para a humanidade. Por meio desse eletrodoméstico, foi possível armazenar alimentos por um período de tempo maior. Antes disso, era comum que alguns itens se estragassem rapidamente, caso não fossem consumidos dentro de pouco tempo.

Assim, há uma dúvida que constantemente martela na cabeça de muitas pessoas: qual é o período máximo que ingredientes manipulados e marmitas podem ser armazenados com segurança? E quanto às saladas? Essas preocupações são bastante relevantes, uma vez que o que está em jogo é a saúde das pessoas e de suas famílias.

Lembre-se de que não é incomum ocorrerem sérios quadros de intoxicação alimentar ou problemas semelhantes oriundos da ingestão de produtos estragados. Então, para ajudá-lo a evitar isso, hoje vamos falar mais sobre como manter suas refeições guardadas livres de contaminação.

Por quanto tempo um item alimentício pode ficar na geladeira?

Existem alguns produtos que podem ser conservados por mais tempo do que outros, portanto é necessário permanecer atento quanto a essas diferenças básicas. Todas as informações disponibilizadas aqui provêm de especialistas no tema. Vejamos, então, alguns alimentos e o seu tempo de armazenagem segura.

Proteínas animais

Carnes de aves e animais de grande porte devem sempre ser colocadas no congelador enquanto ainda estiverem cruas. Posteriormente, quando os cortes forem cozidos ou assados, eles podem ser mantidos na geladeira por até três dias. Entretanto, temperos e molhos podem acelerar a desidratação, conferindo um aroma azedo aos alimentos.

Frutas, verduras e legumes

Esses insumos oriundos do reino vegetal não precisam ser armazenados no congelador, caso não tenham sido cortados. No entanto, a partir do momento em que a casca ou algum pedaço é retirado, o resfriamento se torna necessário. Assim, cinco dias é o prazo máximo para essa conservação, sendo que o item deve permanecer em um pote bem fechado.

Marmitas e outros preparos

Alterações bruscas de temperatura podem fazer com que as marmitas tenham seus nutrientes reduzidos, então a preservação delas em ambientes frios deve ser calculada com cuidado. Portanto, uma refeição pronta não deve ser refrigerada por mais de quinze dias, para evitar prejuízos dessa natureza.

Ovos, iogurte, leite e laticínios no geral

Elementos como leite e iogurte costumam durar, em média, três dias, enquanto queijos e outros derivados variam entre sete a quatorze dias. Quanto aos ovos, eles podem ser mantidos por até duas semanas a partir da compra. Uma boa dica é priorizar a utilização de recipientes de vidro com tampa para armazenamento.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS