Conecte-se conosco

Finanças

Descubra como funciona o Crédito Pequenas Empresas do BNDES

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece crédito para empresas durante a crise.

Publicado

em

BNDES

Os pequenos empresários brasileiros foram um dos grupos mais afetados pela pandemia, que levou ao fechamento do comércio como medida para conter a Covid-19. Preocupado com essa situação, o governo federal criou diversos programas emergenciais visando transferir renda e evitar o fechamento de negócios.

Leia mais: Crédito Bmg: Saiba qual o prazo de reposta para quem solicitar um empréstimo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um grande instrumento para apoiar essas empresas. A instituição oferece o Crédito Pequenas Empresas, uma linha de crédito que intermedia financiamentos com agentes financeiros credenciados.

Nessa modalidade, o BNDES repassa o dinheiro para o banco repassador, que por sua vez libera o empréstimo para o empreendedor. Por isso, a análise de crédito é feita pelas próprias instituições financeiras, cuja relação pode ser consultada aqui.

Quem pode solicitar?

O financiamento é autorizado para pessoas jurídicas ou empresários individuais com faturamento de até R$ 90 milhões, com prazo de até 5 anos, até 2 anos de carência e limite de R$ 10 milhões por ano.

Por ser voltada para a manutenção e geração de empregos, a linha de crédito não permite o uso do dinheiro nos seguintes casos:

  • Aquisição de terrenos e desapropriações;
  • Gastos que impliquem remessa de divisas, incluindo taxa de franquia paga no exterior;
  • Compra de animais para revenda;
  • Máquinas, equipamentos e bens de informática e automação, dentre outros gastos do projeto, já financiados pelo BNDES; e
  • Aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação importados.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS