Saúde
Descubra como o lixo eletrônico pode afetar sua saúde: o que fazer?
A OMS se pronunciou a respeito do lixo eletrônico que estão expostos ao ser humano. O que isso pode gerar? Confira!
A OMS se pronunciou a respeito do lixo eletrônico que estão expostos ao ser humano. O que isso pode gerar? Confira!
Se você é uma pessoa que acumula celulares com o passar dos anos, produtos que funcionam à base de baterias ou pilha, carregadores que não funcionam, saiba que estes objetos são tidos como lixo eletrônico, podendo afetar tanto a saúde quanto o meio ambiente.
Por isso, é preciso se atentar aos materiais que estão guardados dentro de casa, pois podem ser completamente tóxicos.
O que é lixo eletrônico?
De acordo com a Environmental Protection Agency (EPA) dos EUA, o lixo eletrônico se caracteriza como “um subconjunto de produtos eletrônicos usados e reconhece o valor inerente desses materiais que podem ser reutilizados, restaurados ou reciclados para minimizar os reais resíduos que poderiam acabar em um aterro sanitário ou descartados de forma inadequada. de um aterro desprotegido”.
A EPA trabalha diretamente com autoridades de todo o mundo na tentativa de resolver a problemática do lixo eletrônico a fim de que as práticas de reciclagem passem a ser considerada em países da América do Norte, América Latina, Caribe e na África.
Os dados fornecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que, em 2019, em todo o mundo foi gerado cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico; deste valor, 17,4% passaram pela reciclagem.
Lixo eletrônico pode afetar a saúde?
O acúmulo de lixo eletrônico dentro de casa pode causar exposição a algumas substâncias que são tóxicas. A OMS analisou como esses materiais atingem crianças que trabalham diretamente com a reciclagem:
“As crianças estão frequentemente envolvidas nesses processos, expondo-as a grandes quantidades de produtos químicos tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e dioxinas, muitos dos quais podem ter impactos adversos no desenvolvimento neurológico, incluindo níveis de exposição muito baixos”, apontou o relatório.
Como se proteger o lixo eletrônico?
Antes de tudo, será preciso limpar o ambiente e retirar todo lixo eletrônico que tiver. Depois da limpeza, busque pelo serviço de quem remove os resíduos tóxicos e em determinados lugares o lixo eletrônico pode ter um valor monetário por conta das sustâncias que estão presentes nos materiais.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav