Economia
Descubra o seu futuro! Confira os valores das aposentadorias e pensões do INSS em 2024.
Mudanças previdenciárias podem pegar os contribuintes de surpresa, então é preciso ficar atento.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é a autarquia responsável por gerir as aposentadorias e pensões pagas aos trabalhadores brasileiros que contribuíram pelos períodos exigidos. Desse modo, suas regras de funcionamento passam constantemente por mudanças, à medida que novas legislações são aprovadas e ajustes são realizados.
Assim, o ano de 2024 trará algumas novidades para os beneficiários, portanto é preciso permanecer atento. Logo, os segurados pelo órgão possuem direito a receber uma série de benefícios, que podem variar conforme a situação do indivíduo. Vejamos alguns dos mais conhecidos:
- Auxílio-doença: pago ao segurado que fica incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, devido à doença ou acidente.
- Pensão: paga aos dependentes do segurado que falece, seja por morte natural, acidente ou doença.
- Salário-maternidade: pago à segurada que se afasta do trabalho para amamentar, cuidar de filho recém-nascido, ou adotado.
- Décimo terceiro salário: pago em duas parcelas, uma em novembro e outra em dezembro, como um adicional de remuneração.
- Aposentadoria por invalidez: paga ao segurado que fica incapacitado permanentemente para o trabalho.
- Auxílio-acidente: pago ao segurado que fica com sequelas de acidente de trabalho ou doença ocupacional.
- Reabilitação profissional: destinada ao segurado que sofreu acidente de trabalho ou doença ocupacional e precisa de tratamento ou capacitação para voltar ao trabalho.
- Salário-família: pago às famílias com dependentes menores de 14 anos ou com deficiência.
Lembrando que, todos eles exigem uma perícia médica prévia para serem efetivamente liberados para um trabalhador brasileiro. O processo de solicitação do procedimento pode ser feito pelo portal Meu INSS, sem que seja preciso que a pessoa se desloque pessoalmente até uma agência física.
Quais são as principais aposentadorias e benefícios?
Como foi falado anteriormente, o INSS conta com diferentes modelos de benefícios previdenciários e aposentadorias, com cada um deles possuindo seus próprios requisitos básicos e regras de obtenção. Hoje, vamos conhecer algumas das principais alternativas. Vejamos:
- Aposentadoria por idade rural: voltada para trabalhadores rurais com no mínimo 60 anos (para homens) e 55 anos (para mulheres), com pelo menos 15 anos de contribuição.
- Aposentadoria por idade: opção para trabalhadores urbanos com idade mínima de 65 anos (para homens) e 60 anos (para mulheres), com pelo menos 15 anos de contribuição.
- Aposentadoria por tempo de contribuição: modelo para trabalhadores urbanos que contribuíram por no mínimo 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres).
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor: para professores homens com no mínimo 30 anos de contribuição, ou no mínimo 25 anos caso seja mulher, desde que tenham se dedicado somente ao magistério na educação infantil ou ensino fundamental e médio.
- Aposentadoria por invalidez: para segurados que, por motivo de doença ou acidente de trabalho, ficaram incapacitados permanentemente de desenvolver suas atividades laborais e, por conta disso, foram obrigados a se afastar permanentemente.
Por fim, existem dois tipos de contribuições previdenciárias: a facultativa e a obrigatória. As diferenças entre elas residem na execução ou não de uma atividade remunerada. Na facultativa, o contribuinte não exerce atividade remunerada, mas quer ter a proteção do INSS. Na obrigatória, ele é obrigado a fazer o pagamento mensalmente.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025