Economia
Descubra qual continente tem 12 das 20 economias que mais crescerão este ano
Relatório prevê crescimento econômico na África, mas ressalta desafios geopolíticos e climáticos.
A África prepara-se para um salto econômico em 2025, com a projeção de um crescimento de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB), conforme o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Já em 2026, espera-se que o PIB real atinja 4,4%. Esses aumentos representam um ganho de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior.
Apresentado na 38ª Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia, o relatório “Desempenho Macroeconômico e Perspectivas 2025” (MEO) destaca as perspectivas de crescimento e os desafios enfrentados pelo continente.
Contudo, o desenvolvimento estimado ainda fica aquém dos 7% necessários para possibilitar uma redução significativa da pobreza. A região também enfrenta obstáculos como tensões geopolíticas, desastres climáticos e conflitos em áreas como o Sahel e o Chifre da África.
Continente africano tem obtido grande crescimento, mas ainda passa por desafios locais – Imagem: reprodução/UMA Media/Pexels
Crescimento das economias africanas
No cenário econômico global, a África se destaca como a segunda região de maior crescimento, após a Ásia. Doze das vinte economias com desenvolvimento mais acelerado em 2025 estão neste continente, com o Sudão do Sul como líder, apresentando um impressionante aumento de 34,4% no PIB.
Confira algumas projeções para países africanos:
-
Ruanda, Senegal e Uganda projetam acréscimo econômico superior a 7%.
-
Djibuti, Níger e Sudão do Sul devem ultrapassar 5% de crescimento;
-
Já a Guiné Equatorial e o Sudão enfrentam uma retração econômica.
Mesmo com desafios, a taxa média de inflação na África foi de 18,6% em 2024 e está prevista para cair para 12,6% em 2025-2026. Tal cenário aponta para um ambiente econômico mais estável no futuro próximo.
Panorama econômico na áfrica subsaariana
A região da África Subsaariana viu sua economia aumentar de 2,9% em 2023 para 3,2% em 2024. Esse avanço foi impulsionado pelos dois maiores PIBs do continente: Nigéria e África do Sul. Ambos registraram um crescimento médio de 2,2% em 2024, graças a melhorias no setor elétrico sul-africano e à expansão na produção de petróleo na Nigéria.
Embora os prognósticos de crescimento sejam promissores, a África ainda precisa superar desafios estruturais e geopolíticos para assegurar um desenvolvimento sustentável e inclusivo no futuro. O relatório do BAD serve como um alerta para líderes e formuladores de políticas e destaca a necessidade de estratégias eficazes para enfrentar tais obstáculos.

-
Cotidiano2 dias atrás
Nota de R$ 2 rara é procurada por colecionadores e pode valer até R$ 3 mil
-
Cotidiano1 dia atrás
O que é união estável e como ela se compara ao casamento?
-
Tecnologia16 horas atrás
Quer se livrar das ligações de telemarketing abusivas? Veja duas opções
-
Tecnologia2 dias atrás
Recebeu mensagem suspeita no WhatsApp? Veja o passo a passo para se proteger
-
Mundo2 dias atrás
Moradores pedem exclusão de cidade da Copa do Mundo de 2030
-
Tecnologia2 dias atrás
Google encerra domínio ‘Google.com.br’ no Brasil; como fica agora?
-
Finanças2 dias atrás
Qual será o 5º dia útil do mês de maio?
-
Tecnologia2 dias atrás
OpenAI: Ser educado com a inteligência artificial tem um custo