Economia
Desligado, mas nem tanto: aparelhos que queimam energia às escondidas
O gasto com luz está elevado? Fique atento aos eletrônicos que continuam consumindo energia mesmo em modo de espera ou hibernação.
A conta de luz é uma das que mais impactam no orçamento das famílias ao final do mês. Em alguns casos, mesmo com estratégias e medidas para tentar reduzir o consumo, o valor do boleto continua alto.
Além disso, existe ainda a preocupação com o aspecto ambiental. Por se tratar de algo que depende de recursos naturais, a conta é simples: quanto menor o consumo de energia, maior é a chance de preservar o meio ambiente.
No dia a dia, porém, alguns aparelhos eletrônicos atuam silenciosamente contra o sucesso desses dois cenários. Referimo-nos a dispositivos eletrônicos que, embora estejam desligados, continuam consumindo energia sem que o proprietário saiba.
Para ajudá-lo a sair do sufoco e, ainda, agir de forma ambientalmente correta, vamos mostrar abaixo sete exemplos de aparelhos com os quais você deve se preocupar, porque eles nunca param de gastar energia.
Desligados, mas nem tanto…
O sinal de alerta está dado. Fique atento aos seguintes casos:
1) Carregadores de celular
Seu celular ou tablet pode até não estar mais conectado ao carregador, por já ter concluído a carga, mas se o carregador permanece na tomada, ele continua consumindo energia. Isso significa que o transformador dele permanece ativo.
2) Computadores
Sabe quando o computador fica em modo de hibernação ou suspenso? Pois bem, ele ainda continua gastando energia, principalmente para manter informações na RAM e garantir um reinício ágil quando for “despertado” novamente.
3) Televisores
Os televisores mais modernos costumam ter o chamado “modo de espera”, que permite que eles sejam rapidamente ligados pelo controle remoto. Esse “standby“, no entanto, não significa que eles estão totalmente desligados. Pelo contrário, o consumo de energia continua, mesmo que em quantidades pequenas.
4) Consoles de videogame
Os consoles repetem o mesmo caso das TVs. Quando colocados em modo de espera, eles continuam permitindo atualizações e downloads automáticos, ou seja, seguem usando energia elétrica.
5) Decodificadores e DVRs
Decodificadores de TV por assinatura e gravadores de vídeo digital (DVRs) permanecem ligados constantemente para garantir a captação de sinal, atualizações e programações agendadas.
6) Aparelhos com relógio digital
Sabe aquele relógio do micro-ondas, dos fornos e dos rádios-relógio? Ele é um sinal de que esses aparelhos continuam funcionando, mesmo quando estão “desligados”. Portanto, estão consumindo energia.
7) Equipamentos com luzes de LED
As luzes indicadoras de aparelhos, como modems, roteadores e máquinas de café, também são sinais de que eles continuam usando energia para se manterem ativos.
Como reduzir?
Agora que esses equipamentos estão identificados, fica mais fácil para você decidir quais medidas tomar para tentar reduzir o gasto com energia. Algumas dicas importantes são:
- Desconecte os carregadores sempre que concluir a carga dos dispositivos.
- Use réguas de energia com interruptores para desligar os aparelhos de uma única vez.
- Configure os aparelhos para desligarem por completo, em vez de ficarem em modo de espera.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp