Economia
Despedida aos cartões de crédito? Desvende a inovação que promete transformar pagamentos
Imaginar hoje um mundo sem cartões de crédito de plástico pode parecer impossível, mas as tendências apontam para essa possibilidade no futuro próximo.
O avanço da “tokenização” é uma realidade indiscutível. Estamos falando de uma tecnologia inovadora que insere ativos tradicionais em redes blockchain, dando-lhes versões criptográficas.
Algumas empresas grandes do setor de cartões, como a Visa, já estão investindo pesadamente nessa inovação. Basicamente, é como fazer duplicatas digitais de seus ativos, aumentando a fluidez e reduzindo a burocracia.
Segundo o presidente da Visa no Brasil, Nuno Lopes, tudo pode ser “tokenizado”, desde ativos e credenciais até qualquer outra informação.
Inevitável
A mudança dos cartões de crédito físicos para essa modalidade de transação é algo inevitável, na visão de especialistas. As empresas não só estão aguardando que isso aconteça como também estão trabalhando ativamente para que comece logo.
O processo de transição, claro, deve demandar certo tempo, pois depende de uma série de fatores, como garantir a segurança dos dados e o total controle sobre as movimentações financeiras.
Depois do Pix e da praticidade que ele trouxe para a economia do Brasil, ficou nítido que a digitalização é o caminho. Até então, havia certa hesitação ao tratar desse tema, mas a automação dos processos bancários está ganhando força.
A Visa está trabalhando em um projeto que alia blockchains a uma plataforma para pagar, gerar, transferir e queimar stablecoins. Vale lembrar que a empresa foi uma das selecionadas pelo Banco Central para realizar testes do Real Digital.
NFC em crescimento
Um indício potente dessa realidade é o avanço da Comunicação em Campo Próximo, representada pela sigla NFC, e também dos pagamentos via smartphones.
O NFC é uma tecnologia de transferência de dados sem fio. Por meio dela, os dispositivos compartilham informações que estão a uma distância próxima, de alguns centímetros apenas. Com isso, os celulares se transformam numa espécie de terminal de pagamento.
Não à toa, as grandes empresas de tecnologia se atentaram para isso. A ascensão de soluções como o Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay são um sinal claro desse movimento. Elas estão revolucionando a forma como as pessoas fazem compras e efetuam os pagamentos.
Na velocidade de um toque
O processo ficou tão simples que basta pegar o celular e aproximá-lo da maquininha. Não há mais a necessidade de recorrer aos cartões físicos. Tudo é feito na velocidade de um toque.
Em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, os pagamentos móveis já ultrapassaram os cartões de crédito. Ou seja, a tendência demonstra-se veloz e deve chegar até você em breve.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política8 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças1 dia atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia1 dia atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon