Conecte-se conosco

Agronegócio

Desvende os mistérios da Cuscuta spp: como cultivar e cuidar dessa planta única!

Publicado

em

Vinculada à família das Convolvulaceae, a espécie popularmente conhecida como Fio de Ovos tem origem distinta e se adapta bem aos diferentes continentes e regiões, como, por exemplo, África, América Central, do Norte, Ásia, Oceania e Europa.

Ela se enquadra como planta parasita e, quando bem cultivada, pode atingir até um metro de altura, o que faz com que seja possível cultivá-la em ambientes pequenos.

Seu nome popular se dá pelo fato de ela se assemelhar ao doce fio de ovos, que é amplamente utilizado na culinária. Outro nome pelo qual ela também é reconhecida é “Cuscuta”, que se refere, na verdade, ao gênero dela.

Características da planta  

A Cuscuta spp  é uma planta do tipo trepadeira, são bem volúveis e possuem o caule herbáceo, ou seja, eles não são lenhosos e apresentam características mais flexíveis e com textura mais suave. Elas também possuem   muitas ramificações, o que as torna bastante delicadas.  

Uma característica dessa espécie é que ela não possui clorofila, desse modo, sua coloração não é verde e sim em tons amarelos, beges, vermelhos, rosas e laranjas.  

Quanto à sua folhagem, ela é bem pequena e passa quase despercebida pelos olhos dos espectadores. Assim, a maioria da planta é formada por duas flores e suas ramificações.  

Sua pequena folhagem é escamosa, já sua inflorescência possui uma maior visibilidade; elas costumam se apresentar durante o verão, em formato de panículas, ramos e cimeiras.  

As suas flores possuem uma espécie de cera e são pequenas e de tons que variam entre bege, rosa e branco. A partir de sua primeira inflorescência, essa planta produz milhares de sementes que podem ser usadas pelos próximos 15 anos, caso permaneçam no solo.  

Informações de cultivo  

Por ser uma planta muito versátil e que se adapta a diversos tipos de clima, como, por exemplo, equatorial, subtropical, continental e mediterrâneo, a Fio de Ovos se adapta facilmente ao ambiente em que está sendo cultivada.

Seu ciclo de vida é considerado perene, dessa forma, durante todo o ano ela brota flores, folhas e sementes. Isso costuma ocorrer porque o tempo de floração da planta demora cerca de 2 anos para acontecer.

É importante dizer que, além de serem consideradas parasitas, elas podem acabar com diversas plantas do seu jardim e podem transmitir várias doenças virais para elas, basta dividir o mesmo local de plantio.  

Dessa maneira, ela deve ser evitada de ser plantada em regiões agrícolas, jardins urbanos e em locais de reservas. Isso, porque, a chance de apresentar problemas em seu espaço é alta.    

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS