Conecte-se conosco

Agronegócio

Como recuperar uma planta com folhas amareladas? Aprenda agora!

Saiba o que fazer para salvar sua plantinha que se encontra nessa condição e quais cuidados tomar para evitar que ela adoeça.

Publicado

em

Manter as plantinhas do jardim sempre saudáveis e vistosas é tarefa pontual para quem tem um apreço especial por esses seres vivos, afinal, plantas vigorosas e bem cuidadas deixam qualquer ambiente mais alegre e aconchegante, não é mesmo?

Por isso, se algo sai do controle, é hora de ficar atento. Ao visitar suas plantas e se deparar com folhas amareladas, é de se imaginar que algo não está certo. Mas calma! Há como resolver o amarelamento das plantas. Esse problema se dá, basicamente, por falta de clorofila e, dessa forma, a planta não é capaz de se alimentar como devia. 

Sendo assim, vamos tratar das principais causas dessa complicação, para que você possa se precaver, mantendo seus vasos saudáveis. Acompanhe!

Folhas amareladas: o que pode ser?

O amarelamento das plantas, estando elas em ambientes internos ou externos, pode ter diversas causas. Perceba o ambiente em que a sua planta se encontra e o que pode faltar ou sobrar. Um olhar crítico pode ajudá-lo a chegar à raiz do problema.

Excesso de água

Regas em excesso é a causa mais comum para o amarelamento das folhas. Isso porque ofertar mais água que o necessário para a plantinha acaba resultando em um “afogamento” de raízes. Assim, a planta fica mais suscetível a pragas. Além disso, é importante manter boa drenagem, principalmente se o plantio acontecer em vasos.

Opte por recipientes que apresentem orifícios para escoamento da água e sempre coloque pedriscos no fundo antes de preencher com substrato.

Falta de água

Se regar demais pode ser ruim, regar de menos também. Cada espécie precisa de quantidades diferentes de água, e a falta dela também é um problema que resulta em clorose e perda de folhas. Quando a planta vive com sede, acaba economizando a água restante, descartando folhas e, antes de derrubá-las, apresenta um visual amarelado.

Dessa forma, estude quais as condições ideias para o bom desenvolvimento de sua plantinha, e, se o problema for esse, passe a regar com mais frequência.

Ataques de pragas

Se as folhas estão amareladas, é importante verificar se a planta não está sendo atacada por pragas. Observe se há furinhos nas folhas ou se elas apresentam manchas.  Caso isso seja constatado, a causa da clorose é praga. Fungos, insetos ou doenças bacterianas e virais são muito comuns.

Desse modo, para resolver essa complicação arranque as folhas estragadas, troque de vaso e de substrato e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Depois de alguns dias, quando ela estiver se adaptado ao novo vaso, aplique repelente orgânico em toda a extensão da plantinha, para manter qualquer tipo de praga bem longe!

Luminosidade e deficiência de nutrientes 

Más condições de luminosidade também podem acarretar em folhas amareladas, principalmente se sua planta precisar de sol pleno para se desenvolver. Além disso, substrato pobre e deficiente em nutrientes também é outro fator que deve ser levado em consideração.

Nesses casos, troque o vaso de lugar ou coloque terra de boa qualidade na plantinha. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS