Curiosidades
Diamantes: a chave para entender a separação do primeiro supercontinente
Descubra como pedras preciosas podem ser um indicativo de como o primeiro supercontinente da Terra foi partido.
O que aconteceu com o primeiro supercontinente da Terra, a Colúmbia, que existiu há cerca de 1,8 milhão de anos? Essa é uma questão que intriga os geólogos há muito tempo, pois não existem muitas evidências sobre como e por que essa massa de terra se fragmentou.
Agora, um novo estudo, publicado na revista científica Nature na última terça-feira (19), sugere que a resposta pode estar em algo que poucos imaginavam: nas pedras preciosas. Mas, afinal, como diamantes coloridos podem ter causado a ruptura de um continente todo?
Os diamantes coloridos como evidência da separação da Colúmbia
Na verdade, não foram os diamantes coloridos que separaram o primeiro supercontinente da Terra, sendo que eles devem ser apenas consequência de tal rachadura. Isso porque a maior mina dessas pedras preciosas, raras e de várias cores, fica em Argyle, na Austrália, de acordo com o estudo publicado na Nature.
Ainda é revelado que o depósito das pedras coloridas fica em uma região conhecida de Halls Creek Orogen, local em que dois continentes colidiram e se conectaram, há cerca de 1.8 milhão de anos. Quando o continente se separou, no entanto, pode ter deixado para trás um enorme tesouro na forma dos diamantes rosa.
O motivo para essa hipótese é que, para a formação de diamantes, especialmente aqueles coloridos, como vermelhos, castanhos e, é claro, rosa, é preciso que o local passe por muita pressão, como deve ter acontecido na separação do supercontinente.
“A formação de diamantes durante a ruptura supercontinental em zonas de fenda nas bordas de antigos blocos continentais pode ser predominante, mas pouco reconhecida“, pode-se ler em uma parte do estudo.
Por outro lado, quando há uma pressão, mas não tão intensa assim, são formados a maioria dos diamantes, ou seja, aqueles sem cor. A mina mencionada ficou em funcionamento até 2020, tendo produzido nada menos do que acima de 90% dos diamantes rosa encontrados até hoje. Incrível, não é?

-
Tecnologia21 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades17 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso