Agronegócio
Dica top para você: aprenda a fazer substrato para as suas orquídeas
Saiba quais as propriedades de cada produto e quais usar para fazer o substrato ideal para as espécies que você tem em casa.
As orquídeas são plantas lindas, apaixonantes e cheias de peculiaridades. Afinal, necessitam de cuidados especiais quando comparadas a outras plantas, a começar pelo substrato.
Se formos pensar o que é o melhor substrato para orquídeas, podemos considerar que precisam de umidade na medida certa, mas também espaço para arejar e nutrientes para crescer forte e dar belas flores.
Diferentemente do que muitos pensam, você não precisa combinar dezenas de materiais para fazer esse substrato ideal. Um alinhamento entre dois ou três tipos de materiais já é suficiente para as orquídeas. Desse modo, nos separamos os principais produtos que podem ser usados para fazer o substrato.
Utilize sua criatividade na hora de fazer a mistura e fique atento a essas dicas.
Fibra de coco
A fibra de coco é muito utilizada como substrato para orquídeas e é uma ótima opção. Não retire, contudo, a fibra do coco que você compra para consumir, já que elas precisam ter passado por processos de dessalinização e esterilização, pois suas fibras salinas podem necrosar as raízes.
Assim, prefira as processadas e comercializados por lojas especializadas. Esse material dura, em média, 2 anos, havendo necessidade de ser trocado depois disso, e você pode utilizar puro ou com outro substrato.
Musgo
Do mesmo modo que a fibra de coco, o musgo também não deve ser retirado diretamente da natureza. Logo, recomenda-se utilizar somente de empresas que cultivam o musgo.
Esse material estimula o enraizamento, por esse motivo é muito usado em plantas novas que precisam de cuidados especiais, sendo indicado misturar com outros substratos para equilibrar a umidade evitando o apodrecimento da raiz.
Carvão vegetal
Proveniente da carbonização de madeira, o carvão vegetal é um ótimo substrato para locais úmidos. Por ser aerado, ele facilita a drenagem da rega e recomenda-se a sua utilização juntamente com outro substrato. Outra boa vantagem é que ele é um bactericida natural e repelente de pragas como lesma.
Dura cerca de 2 anos e precisa ser lavado uma vez por mês.
Casca de pinus
Um dos mais usados no cultivo de orquídeas, é a casca de pinus. Ela ajuda a manter umidade e adubação por um tempo. Antes de utilizar o produto, é preciso deixar de molho em água sanitária para matar fungos e bactérias. Depois, lavar bem.
Cascas de árvores
Pode ser utilizado dentro de cachepôs ou vasos de barro, sendo necessário fazer uma limpeza nas cascas antes de utilizar.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?