Conecte-se conosco

Economia

Dicas de planejamento para pagar um empréstimo pessoal

O empréstimo possui custos e juros que, se não forem pagos em dia, podem deixar a pessoa ainda mais no vermelho.

Publicado

em

De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o pagamento de dívidas é o principal motivo que faz com que os brasileiros contratem um empréstimo pessoal ou consignado. O crédito obtido é destinado para faturas atrasadas do cartão crédito, empréstimos contratados anteriormente e prestações de lojas. 

No entanto, seja para qual for o objetivo, um empréstimo possui custos, representados em taxas de juros e, caso não sejam pagos em dia, podem deixar a pessoa ainda mais no vermelho. Mas, para que isso não ocorra, listamos algumas dicas para você se planejar.

Antes mesmo de pedir um empréstimo, faça uma lista com todos os seus gastos atuais. Calcule os gastos fixos, eventuais e supérfluos, compare tudo e veja como está a sua vida financeira. Já com noção das despesas, tente renegociar as dívidas, chegando a um acordo que pode até dispensar o empréstimo em outra instituição. Mas, caso seja preciso, dá para avaliar as condições de pagamento mais viáveis ao bolso.

Feito isso, pesquise as linhas de crédito disponíveis, veja o valor das parcelas e o custo efetivo total (CET) do empréstimo. Isso porque, com a série de taxas e tarifas, você pode pagar caro por isso. Após isso, entenda para onde vai o dinheiro do empréstimo, evitando com que se tenha o risco de desviar os recursos para outras áreas, e sempre priorize os pagamentos.

Em síntese, o ideal é fazer com que os seus custos caibam no orçamento do mês, incluindo as parcelas do empréstimo. Portanto, organize a sua vida financeira, leia com atenção os contratos e tire todas as dúvidas antes de contratar qualquer serviço, inclusive antes de pegar um empréstimo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS