Economia
Dicas que todo aposentado precisa saber antes de assinar um empréstimo consignado
Esta é uma modalidade prática e fácil para conseguir dinheiro emprestado. Confira o que os aposentados precisam saber sobre o assunto.
Há uma infinidade de razões que podem levar uma pessoa a pedir um empréstimo, e entre as diversas alternativas para se conseguir um apoio financeiro, existe os empréstimos consignados, que são ofertados principalmente para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Isso ocorre principalmente pela facilidade em assegurar uma condição de pagar o débito emprestado, ademais, são ofertadas muitas vantagens, sendo algumas delas inclusive para os bancos, e não para o cliente.
Os empréstimos consignados são uma maneira mais prática e fácil para conseguir o dinheiro de que necessita, sendo algumas vezes ofertadas melhores taxas de juros e crédito pessoal e até mesmo um maior número de parcelas, sem contar a agilidade em todo processo. Mas atenção, é muito importante que você tenha consciência das dicas a seguir.
Primeiro é preciso entender como o sistema funciona. Para firmar o contrato, o aposentado precisa ficar atento à margem de crédito com base consignada estabelecida pelo governo.
Funciona assim, a margem atual para crédito consignado é de 45%, dividido em: 35% para ser utilizado com a contratação do empréstimo, 5% como cartão de crédito consignado e 5% para gastos em cartão conhecido como benefício consignado.
Vale ressaltar que nessa modalidade o aposentado tem o empréstimo descontado direto na folha de pagamento, não havendo riscos de ocorrer inadimplência, o que facilita os meios de contratação, como já foi citado.
Antes que o contrato seja assinado, preste atenção em algumas coisas, como: atente-se aos valores, conheça os números que fazem parte do contrato, desde o empréstimo até as taxas de juros, parcelas e total de pagamento. Muitas vezes não focamos nesses detalhes totais, que podem acabar gerando números abusivos no final.
Certifique-se de que todos os juros e ações estão devidamente alinhados com a proposta feita e se não há maneiras que transformam a situação em desvantagem após algum tempo.
Não forneça seus dados já de cara. Avalie bem as condições e apenas apresente documentos em caso de contratação. Se as empresas possuírem seus dados, podem ser aplicados diversos golpes que muitas vezes acabam sem solução e gerando apenas desgaste e prejuízo.
Cuidado com empresas que oferecem o empréstimo, pois existem muitas pessoas de má-fé que acabam instaurando financeiras falsas que aplicam golpes e fraudes em aposentados. Existe um sistema criminoso que é pouco conhecido em toda sua totalidade, por isso não confie em todas as corretoras, muito menos nas propostas milagrosas de empréstimo. Detalhes são muito importantes e podem salvar o seu dinheiro.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025