Saúde
Dieta anti-inflamatória? Veja 5 alimentos que desinflamam o corpo
Saiba como fazer uma dieta anti-inflamatória ideal e quais alimentos não podem faltar para atingir o melhor resultado!
Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é essencial para o bom funcionamento do organismo. Isso porque nosso corpo necessita de compostos importantes para realizar funções vitais com eficiência. E grande parte dessas substancias estão presentes nas carnes, frutas, vegetais e oleaginosas.
Dependendo do que compõe o seu cardápio, é possível garantir vários benefícios, um deles é a redução da inflamação do corpo. Além de desinflamar, a dieta anti-inflamatória também é capaz de fortalecer a imunidade e prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Desse modo, a reeducação alimentar é uma boa maneira de colocar isso em prática, sendo imprescindível dar mais foco a alimentos ricos em propriedades antioxidantes. E se você quer saber mais sobre a dieta anti-inflamatória, acompanhe a seguir a lista com 5 alimentos que desinflamam o corpo e fazem bem para a saúde.
Chá verde
O chá-verde, além de apresentar ação anti-inflamatória, é conhecido por fornecer vitaminas, minerais e outros compostos que contribuem para o fortalecimento de todos os sistemas do corpo. Além disso, é rico em catequinas, substância anti-inflamatória que inibe a formação de radicais livres e apresenta ainda, ação termogênica, melhorando o metabolismo e auxiliando na queima calórica e desintoxicação do fígado.
Reprodução: Freepik
Gengibre
O gengibre, além de apresentar forte valor nutricional, ajuda a melhorar a digestão e é rico em agentes antioxidantes. Ele é fonte de magnésio, cálcio e potássio, e também possui as vitaminas C e B6. Na prática, é um dos alimentos anti-inflamatórios que fortalecem a imunidade e evita a formação de placas de gordura nas artérias. Ou seja, ajuda a desinflamar o corpo.
Reprodução: Freepik
Frutas vermelhas e cítricas
As frutas vermelhas são conhecidas por possuírem grande concentração de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que protegem as células. As frutas cítricas, por sua vez, são ricas em vitamina C, combatem processos inflamatórios e aumentam a imunidade do organismo.
Reprodução: Freepik
Nozes e castanhas
As oleaginosas são ricas em vários nutrientes, como selênio e ômega 3. Elas têm ação antioxidante, fortalecem diversos sistemas do corpo (imunológico, circulatório e nervoso) e possuem ainda, forte potencial cicatrizante.
Reprodução: Freepik
Peixes
Os peixes são muito benéficos, principalmente por serem fonte de ômega 3, já que o nutriente depois de ingerido e metabolizado, é convertido em compostos que ajudam a combater células danificadas por processos inflamatórios.
Reprodução: Freepik

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia24 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR