Economia
Dinheiro: Corte estes 7 gastos e faça sobrar mais ao fim do mês
Pra fazer render
A reclamação de boa parte da população é fazer o salário render até o fim do mês. Melhor ainda seria sobrar até receber o salário do mês seguinte.
Porém, o pouco trabalho aliado aos efeitos da pandemia do novo coronavírus na vida dos brasileiros agravaram ainda mais a situação das famílias.
Entretanto, ainda assim, é possível chegar lá, se houver disposição o suficiente para cortar alguns gastos que podem estar funcionando como um ralo no bolso do trabalhador.
Ao menos é isso o que diz o membro da comissão de finanças do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Gilvan Bueno Costa, para quem reduzir pacotes de TV, baixar a conta de luz e optar por um carro alugado são algumas das formas de diminuir as contas.
De acordo com o especialista, a palavra-chave aqui é “mudança de hábito”. “Consumir menos é o primeiro passo para reorganizar o orçamento. Ter consciência de quanto a família recebe e evitar parcelamentos são algumas das dicas essenciais”, disse.
Dinheiro
- Cartões e tarifas de bancos
Elimine o cartão de crédito, que aumenta a capacidade de se endividar. Ele pode ser substituído por cartões pré-pagos. “Sobrou um dinheiro no final do mês? Coloca no cartão pré-pago. Ele só funciona com saldo. Podem ser solicitados em bancos digitais”, diz Costa.
Além disso, reveja anuidades e tarifas cobradas por bancos.
- Aluguel de carro
Para alguns especialistas, compartilhamento de serviços é o caminho para o futuro. É o que defende Gilvan Bueno Costa.
“Vejo muito valor nesse modelo de economia compartilhada, e isso não se resume apenas ao uso de carro por aplicativo [que oferece viagens compartilhadas]. Pode-se optar, por exemplo, pela venda do carro e assinatura de locação de outro. Com isso, você se livra do IPVA e seguro, por exemplo”, diz.
Avalie a necessidade do carro próprio. Ele pode ser substituído por um alugado por período estipulado em contrato ou alugado apenas para viagens.
- TV por assinatura e telefone
A TV paga pode ser substituída por pacotes de streaming (como Netflix e Amazon Prime). Você também pode reduzir o pacote de telefone.
- Lâmpadas e banhos
A professora do Ibmec Ana Beatriz Mello sugere mais atenção aos hábitos do dia a dia. Segundo ela, é possível economizar nas contas de luz e água com atitudes simples: usar lâmpadas econômicas, tomar banhos mais rápidos e não deixar muitos aparelhos ligados na tomada.
- Dia de supermercado
Os mercados ficam com preços menores na segunda quinzena do mês, diz Ana Beatriz. É bom também buscar mais promoções e observar quais marcas podem ser substituídas.
- Compras com desconto
Compre de pequenos empreendedores, que podem oferecer descontos em diversos produtos. Além disso, organize grupos para a compra de itens como material escolar para negociar descontos.
- Custos invisíveis
Ana Beatriz Mello sugere mais atenção aos hábitos do dia a dia. Segundo ela, mudanças comportamentais podem gerar mais economia. Pequenos gastos na rua com itens desnecessários podem fazer diferença no orçamento. Prefira comer em casa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp