Conecte-se conosco

Curiosidades

Dinossauroide: como seriam os dinossauros se estivessem aqui e tivessem evoluído? (final de semana)

Dinossauroide, um dinossauro humanoide; entenda como seria uma nova espécie de répteis, caso os dinossauros não tivessem sido extintos.

Publicado

em

Você também é um daqueles que já se perguntou: ”E se o meteoro de Chicxulub não tivesse atingido o nosso planeta?”. Pois é! O evento aconteceu há mais de 66 milhões de anos, mas ainda gera muitos questionamentos.

Dinossauros foram répteis que habitaram o nosso planeta durante a era Mesozoica. Esses répteis poderiam ser carnívoros, herbívoros e onívoros, podendo atingir grandes alturas (equivalente a um prédio de cinco andares).

O lugar que o meteoro atingiu fica, atualmente, na península de Yucatán, no México. Ao cair no planeta, provocou a abertura de uma cratera de cerca de 180 quilômetros de diâmetro e provocou inúmeros terremotos de grande magnitude, além de tsunamis, ondas destrutivas de pressão, incêndios e chuvas de rocha.

Dale Russell, geólogo e paleontólogo americano-canadense, também se questionou quanto a uma possível evolução da espécie. Fez a mesma pergunta e deu respostas embasadas quanto à possibilidade de uma evolução humana, caso o meteoro não tivesse atingido a terra.

Russell criou um termo específico para essa possível espécie especulada: dinosseroide, um dinossauro humanoide.

Características dos dinosseroides

Inteligente, a criatura poderia evoluir da mesma forma que humanos. Assim, eles acabariam ficando bípedes e andariam ereto, um tipo de contraparte réptil do Homo sapiens.

Imagem: Canadian Museum of Nature

Além disso, os dinosseroides teriam a capacidade de criar ferramentas e teriam um sistema de comunicação bem desenvolvido, conseguindo elaborar frases e expressar seus pensamentos. Essa teoria não é de hoje. Russell já comentava sobre desde a década de 1980.

Dinossauros inteligentes

O dinossauro Stenonychosaurus é uma das espécie de troodontídeo que ficava entre os mais inteligentes dos antigos répteis.

Com mais alguns milhões de anos, esses bichos poderiam acabar dando origem a um dinossauroide, pois possuíam cérebros relativamente grandes e garras que podiam segurar objetos e visão binocular.

Essa espécie de dinossauro poderia, facilmente, desenvolver postura ereta, com um pescoço encurtado para suportar melhor o peso da cabeça. Sem a necessidade de cauda com a modificação na postura, o dinosseroide perderia essa anatomia traseira, assim como ocorreu com alguns primatas.

É importante deixar claro que tudo isso é um especulação baseada na imaginação. Portanto, a situação poderia ser bem diferente do que foi dito pelo cientista.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS