Economia
Dívidas com bancos? Saiba como limpar seu nome no grande mutirão
Se o peso das dívidas tem sido um fardo para você, essa campanha de negociação pode ser a chance de aliviar sua situação financeira.
Você está lutando para sair das dívidas e organizar suas finanças? Então, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) trouxe uma boa notícia: o lançamento de um mutirão de negociação de dívidas, que acontece até o dia 15 de abril.
Essa campanha, uma colaboração com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Procons por todo o Brasil, pode ser a oportunidade para você colocar suas contas em dia.
Encontre soluções para suas dívidas
Nessa campanha, está aberta a possibilidade de negociar dívidas de diversas naturezas, como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outras, com bancos e instituições financeiras.
As dívidas em questão são aquelas em atraso, contanto que não estejam vinculadas a qualquer bem como garantia ou que não estejam prescritas.
Como fazer parte dessa oportunidade?
Existem duas formas principais para entrar na negociação:
- Diretamente com as instituições financeiras, através de seus canais de atendimento;
- Pelo portal consumidor.gov.br.
Para usar o portal, é necessário ter uma conta no Gov.br com nível de segurança Prata ou Ouro. Além disso, o Proconsumidor reúne reclamações e pedidos feitos pelos Procons de todo o país, atuando como intermediário na negociação com os bancos.
A renegociação de dívidas inclui redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, alteração nas condições de pagamento, migração para outras modalidades de crédito mais baratas, de acordo com a política de cada instituição participante, afirma a Febraban. Ela se compromete a “reduzir o endividamento e trazer alívio financeiro às famílias endividadas.”
Mais que negociação: educação financeira
Participar do mutirão também significa ter acesso a valiosos conteúdos de educação financeira. O site Meu Bolso em Dia, da Febraban, oferece dicas e orientações sobre como se engajar na campanha, além de listar as instituições que estão participando.
Através do sistema Registrato, do Banco Central, você pode verificar todas as dívidas vinculadas ao seu nome, contas bancárias, chaves Pix e outros dados financeiros relevantes.
Portanto, se o peso das dívidas tem sido um fardo para você, essa campanha de negociação pode ser a chance de aliviar sua situação financeira.
Com informações da Agência Brasil.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras