Conecte-se conosco

Empresas

Dona da Vivo aprova distribuição de JCP; veja quanto

Companhia atua em telecomunicações.

Publicado

em

O conselho de administração da Telefônica Brasil (VIVT3), controladora da Vivo (VIVT3), aprovou a distribuição de R$ 148 milhões líquidos em juros sobre capital próprio (JCP), correspondente a R$ 0,09010533731 por ação.

Os proventos serão pagos até o dia 30 de abril de 2025, com base na posição acionária ao final do dia 26 de junho de 2024. Após essa data, as ações serão negociadas “ex-juros”.

Nove anos após estabelecer suas primeiras metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, a Telefônica agora visa engajar seus 1.232 fornecedores em um esforço para antecipar em cinco anos seu principal desafio ambiental.

Originalmente planejada para 2040, a companhia agora pretende atingir zero de emissões líquidas de carbono até 2035, como parte de um conjunto expandido de novas metas de ESG (ambiental, social e governança).

Para alcançar o objetivo de “net zero”, equilibrando as emissões lançadas com as removidas da atmosfera, a Telefônica deve reduzir suas emissões em toda a cadeia de valor em 90%. “Inicialmente, apenas 30% dos nossos fornecedores estavam envolvidos em questões climáticas. Ao longo dos anos, aumentamos isso para 60%”, explicou Christian Gebara, presidente da Telefônica Brasil, ao Valor. “Com esses 60% engajados, abordamos 80% das emissões totais”, acrescentou.

Dona da Vivo

Dos 1.232 fornecedores da empresa, pouco mais de 10% (125) têm intensidade de carbono elevada. A Telefônica oferece consultoria aos seus fornecedores sobre questões ambientais e apoia a elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de que todos assumam compromissos e metas relacionadas ao clima.

Além da meta revisada de redução de emissões, a Telefônica estabeleceu outras duas metas: aumentar a reciclagem de eletrônicos e ampliar a diversidade de gênero e raça em sua equipe.

Desde 2006 até 2023, a empresa reciclou 150 toneladas de eletrônicos e planeja aumentar para 225 toneladas até 2035, totalizando 375 toneladas de eletrônicos reciclados. Todos os resíduos coletados são reintegrados à cadeia produtiva como matéria-prima, com processos certificados por uma empresa especializada.

A empresa

A companhia é uma empresa de telecomunicações brasileira, integrante do grupo espanhol Telefónica. A empresa é mais conhecida pelo nome Vivo, uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil. A Vivo oferece uma ampla gama de serviços, incluindo telefonia fixa e móvel, internet banda larga, televisão por assinatura e serviços digitais.

Fundada em 1998 como Telesp Celular, a empresa foi renomeada para Vivo após a fusão da Telefônica com a Portugal Telecom, formando a Vivo Participações S.A. em 2012. Atualmente, a Telefônica Brasil atende milhões de clientes em todo o país, mantendo uma posição de destaque no setor de telecomunicações no Brasil.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS