Tecnologia
Dona do ChatGPT lança recurso de pesquisa
Vai fazer frente ao Google.
A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou um novo recurso de pesquisa em seu popular chatbot, que posiciona a startup de inteligência artificial como uma concorrente mais forte em relação a gigantes da pesquisa como Google, Microsoft Bing e Perplexity. Esse novo mecanismo, chamado SearchGPT, oferece resultados atualizados sobre esportes, cotações de ações, notícias, previsão do tempo e mais, com base em pesquisas na web em tempo real e parcerias com provedores de dados e notícias.
O recurso começou a ser testado em julho e, com seu lançamento, pode ter um impacto significativo no domínio do Google no mercado de buscas. Desde que o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022, os investidores da Alphabet, controladora do Google, estão preocupados com a possibilidade de a OpenAI ganhar participação de mercado, oferecendo novas formas de busca de informações online. Após o anúncio do novo recurso, as ações da Alphabet caíram cerca de 1%.
A novidade também intensifica a competição da OpenAI com a Microsoft, que investiu aproximadamente US$ 14 bilhões na empresa. Agora, os produtos da OpenAI competem diretamente com ferramentas de IA e pesquisa da Microsoft, como Copilot e Bing. O CEO da OpenAI, Sam Altman, descreveu a pesquisa como seu “recurso favorito que lançamos” no ChatGPT desde a sua estreia.
Dona do ChatGPT
Segundo a OpenAI, o novo recurso permite que os usuários “pesquisem de maneira mais natural e intuitiva”, fazendo perguntas de acompanhamento como em uma conversa comum. O modelo de pesquisa é uma versão aprimorada do GPT-4o, a inteligência artificial mais poderosa da OpenAI até o momento, e é alimentado em parte por dados de terceiros e conteúdo de parceiros de notícias.
Em um post em seu blog, a OpenAI revelou que utilizou o feedback do protótipo SearchGPT para desenvolver o novo recurso e planeja “continuar melhorando a pesquisa”, especialmente em áreas como compras e viagens. A empresa pretende aproveitar as capacidades de raciocínio da série OpenAI 01 para oferecer pesquisas mais profundas.
Os usuários do ChatGPT agora têm a opção de realizar buscas na web automaticamente com base nas perguntas feitas, ou podem clicar manualmente no ícone de pesquisa para acessar informações. As interações no chat também incluem links para fontes, como artigos e postagens de blogs, que podem ser acessados clicando no botão “Fontes” abaixo das respostas. Para este novo recurso, a OpenAI colaborou com vários parceiros de notícias, incluindo The Associated Press, Reuters, Axel Springer, Condé Nast, Hearst, Dotdash Meredith, Financial Times, News Corp., Le Monde, The Atlantic, Time e Vox Media.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025