Tecnologia
Dona do ChatGPT lança recurso de pesquisa
Vai fazer frente ao Google.
A OpenAI, dona do ChatGPT, anunciou um novo recurso de pesquisa em seu popular chatbot, que posiciona a startup de inteligência artificial como uma concorrente mais forte em relação a gigantes da pesquisa como Google, Microsoft Bing e Perplexity. Esse novo mecanismo, chamado SearchGPT, oferece resultados atualizados sobre esportes, cotações de ações, notícias, previsão do tempo e mais, com base em pesquisas na web em tempo real e parcerias com provedores de dados e notícias.
O recurso começou a ser testado em julho e, com seu lançamento, pode ter um impacto significativo no domínio do Google no mercado de buscas. Desde que o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022, os investidores da Alphabet, controladora do Google, estão preocupados com a possibilidade de a OpenAI ganhar participação de mercado, oferecendo novas formas de busca de informações online. Após o anúncio do novo recurso, as ações da Alphabet caíram cerca de 1%.
A novidade também intensifica a competição da OpenAI com a Microsoft, que investiu aproximadamente US$ 14 bilhões na empresa. Agora, os produtos da OpenAI competem diretamente com ferramentas de IA e pesquisa da Microsoft, como Copilot e Bing. O CEO da OpenAI, Sam Altman, descreveu a pesquisa como seu “recurso favorito que lançamos” no ChatGPT desde a sua estreia.
Dona do ChatGPT
Segundo a OpenAI, o novo recurso permite que os usuários “pesquisem de maneira mais natural e intuitiva”, fazendo perguntas de acompanhamento como em uma conversa comum. O modelo de pesquisa é uma versão aprimorada do GPT-4o, a inteligência artificial mais poderosa da OpenAI até o momento, e é alimentado em parte por dados de terceiros e conteúdo de parceiros de notícias.
Em um post em seu blog, a OpenAI revelou que utilizou o feedback do protótipo SearchGPT para desenvolver o novo recurso e planeja “continuar melhorando a pesquisa”, especialmente em áreas como compras e viagens. A empresa pretende aproveitar as capacidades de raciocínio da série OpenAI 01 para oferecer pesquisas mais profundas.
Os usuários do ChatGPT agora têm a opção de realizar buscas na web automaticamente com base nas perguntas feitas, ou podem clicar manualmente no ícone de pesquisa para acessar informações. As interações no chat também incluem links para fontes, como artigos e postagens de blogs, que podem ser acessados clicando no botão “Fontes” abaixo das respostas. Para este novo recurso, a OpenAI colaborou com vários parceiros de notícias, incluindo The Associated Press, Reuters, Axel Springer, Condé Nast, Hearst, Dotdash Meredith, Financial Times, News Corp., Le Monde, The Atlantic, Time e Vox Media.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira