Ações, Units e ETF's
Dono do Pão de Açúcar faz acordo de reestruturação
Trata-se do Grupo Casino.
Dono do Pão de Açúcar (PCAR3), o Grupo Casino, da França, fez um acordo de reestruturação.
Trata-se de um acerto preliminar com um consórcio liderado pelo bilionário tcheco Daniel Kretinsky, na tentativa de fortalecer sua base de capital e reestruturar sua dívida.
A varejista informou, mais cedo, que o consórcio de Kretinsky, o EP Global Commerce, Fimalac e Attestor, além de alguns credores – entre eles, bancos franceses – haviam concordado em participar da operação.
Ontem, após ter divulgado balanço com prejuízo líquido de 2,33 bilhões de euros no primeiro semestre deste ano, o Casino pediu a suspensão de suas ações na Bolsa de Paris. O grupo francês havia reiterado também que poderia ficar inadimplente em sua linha de crédito rotativa até o fim de agosto.
No fim de junho, a dívida líquida do Casino atingiu 6,1 bilhões de euros, ante 5,1 bilhões de euros três meses antes. Também em junho, o grupo francês anunciou que pretendia vender suas operações na América do Sul, que incluem o brasileiro GPA e o colombiano Éxito. Além das dívidas, o Casino também lida com queda de participação do grupo no mercado francês. *Com informações da Dow Jones Newswires.
Dono do Pão de Açúcar
Segundo a Reuters, Kretinsky, 47 anos, ex-advogado de um banco de investimentos que construiu um dos maiores grupos de energia da Europa, vem adquirindo ativos no varejo, na mídia e em outros setores, comprando participações na varejista francesa Fnac-Darty, na rede de supermercados britânica Sainsbury e na mercearia alemã Metro, bem como no jornal francês Le Monde.
O consórcio tem como objetivo finalizar um acordo de vinculante em setembro e concluir toda a reestruturação no primeiro trimestre de 2024.
Conforme a agência, em um momento em que o setor varejista tradicional da França está se adaptando à ascensão do comércio eletrônico e das redes de supermercados com grandes descontos, os novos proprietários do Casino planejam aumentar os gastos com marketing, melhorar o serviço nas lojas e impulsionar as ofertas de compras online, conforme plano de negócios apresentado nesta sexta-feira.
O grupo pretende “gerar sinergias entre as bandeiras, capitalizando os pontos fortes do grupo”, como a oferta de vestuário nas lojas Monoprix, que são mais sofisticadas e estão concentradas nas grandes cidades.
-
Mundo2 dias atrás
Portugal pode ser suspenso do Espaço Schengen; entenda
-
Economia9 horas atrás
Produtos queridos que sumiram dos supermercados: onde foram parar?
-
Finanças1 dia atrás
Nubank tem benefício EXCLUSIVO que você talvez não conheça
-
Carreira2 dias atrás
5 lições valiosas de Steve Jobs para quem quer ganhar dinheiro
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ultrapassa 100 milhões de clientes na AL
-
Empresas2 dias atrás
Banco Pan reporta lucro líquido de R$ 217 mi no 1TRI24
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras vai implementar mudanças que podem reduzir preço do gás natural
-
Cotidiano2 dias atrás
Plataformas Digitais: Professores fazem mobilização nesta segunda