Moedas
Drex, a moeda digital do BC, terá custo de uso
Se você ainda não está por dentro do assunto, o Drex é a nova moeda digital brasileira, anunciada pelo Banco Central no dia 7 de agosto deste ano. Logo após o anúncio, muitos internautas buscaram alguns aspectos para comparar a novidade com o já tradicional, querido e popular Pix. No entanto, as semelhanças são menores do que se imaginava.
Mesmo sendo uma espécie de “primo” do Pix, principalmente graças às comparações tecnológicas, as semelhanças aparentemente param por aí. Mas, afinal, quais as diferenças do Drex, que deve ser liberado para o público até o fim do próximo ano, e o Pix?
Drex e Pix: principais diferenças
Analisando o funcionamento das duas tecnologias, a principal diferença é a própria essência de cada uma delas. Isso porque o Pix é uma ferramenta de transações instantâneas entre os usuários e estabelecimentos, enquanto o Drex é a moeda em si — inclusive, a primeira moeda virtual oficial do país.
Em outras palavras, é o mesmo que dizer que o Drex é o dinheiro a ser transferido, enquanto o Pix é um dos métodos pelos quais é possível fazer tal transferência.
No entanto, a diferença que mais deverá ser sentida pelos brasileiros é que, ao contrário do Pix, a nova moeda digital brasileira terá um custo para ser usada.
Até o momento, o Banco Central ainda não formalizou um valor, mas o coordenador do projeto no BC, Fábio Araújo, já falou sobre o assunto ao G1, dizendo:
“Tem um custo, mas esse custo parece que será muito mais barato. Estamos trabalhando para construir essa tecnologia de forma que seja muito mais barata do que aquilo que temos disponível atualmente.”
Então, na prática, o Real Digital, ou Drex, será uma espécie de nova expressão das tradicionais notas físicas, já emitidas pelo BC, sendo regido pelos mesmos fundamentos e políticas econômicas que fundamentam o valor e a estabilidade do real tradicional.

-
Tecnologia19 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”