Conecte-se conosco

Automobilística

Duchas automáticas danificam seu veículo? Confira!

Embora a lavagem automática seja acessível e a mais escolhida entre os brasileiros, ela pode danificar o seu carro. Confira o lado negativo dessa prática!

Publicado

em

Entrar em um carro limpo faz toda diferença para o motorista e para os passageiros. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2021, o setor de serviços automotivos teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões, com um aumento de 8,9% em um ano.

Segundo especialistas desse setor, o ideal é que o carro seja lavado uma vez por semana para evitar acúmulos de sujeira. Embora a lavagem automática seja acessível e a mais escolhida entre os brasileiros, ela pode danificar o seu carro.

O primeiro problema apontado pelos especialistas é que esse tipo de lavagem danifica a pintura do veículo, já que a  máquinas acabam entrando em contato direto com a pintura e, consequentemente, deixam arranhões e marcas de redemoinhos.

Além disso, as escovas rotativas utilizadas pelas empresas não são trocadas, podendo trazer impurezas e contaminações dos carros anteriores.

A solução para esses especializar é a tradicional lavagem a mão. Embora ela seja mais dificultosa e demorada, ainda é a melhor opção para quem quer conservar o seu veículo, ainda assim, a pesquisa sobre os locais que oferecem esse serviço na internet deve ser cuidadosa para evitar dores de cabeça.

Caso a escolha seja de lavar em casa, a dica é sempre lavar o carro por partes, começando de cima para baixo. A água da mangueira deve ser sempre sem pressão. Já a esponja deve estar sempre com mistura de água e detergente e, quando terminar uma parte, os especialistas alertam para o enxágue imediato da espuma.

O interior também precisa de alguns cuidados. O dono do veículo deve sempre limpar os painéis com um pincel para remover a poeira acumulada e todo o resíduo das quinas e relevos nas grades do ar condicionado. 

O teto do carro não deve ser ignorado, a sujeira deve ser retirada com uma escova macia e um pano seco, bem como os bancos. Para finalizar e garantir uma limpeza completa, não se deve esquecer dos retrovisores externos.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS