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Duralex: o que aconteceu com os pratos marrons 'inquebráveis'?
Duralex é uma conhecida marca francesa de utensílios de mesa e vidros temperados, fundada em 1945. Seu nome é uma combinação de “Dura” (de durável) e “lex” (do latim, lei). A empresa ficou famosa por produzir pratos, copos, tigelas e outros itens de vidro temperado, conhecidos por sua resistência e durabilidade.
A durabilidade dos produtos Duralex foi um dos principais fatores que contribuíram para sua popularidade, especialmente em contextos onde a resistência dos utensílios de mesa é valorizada, como escolas, restaurantes e famílias com crianças pequenas.
Mas, você sabe o que aconteceu com a marca? Afinal, a gente não vê mais os famosos pratos marrons por aí. Venha conhecer mais um detalhe sobre a Duralex e entender onde ela se encontra hoje.
Foto: Banda B
Afinal, o que aconteceu com a Duralex?
As louças de vidro marrom da Duralex, que eram conhecidas por sua resistência e fama de serem ‘inquebráveis’, deixaram de ser fabricadas no Brasil. Mas, a marca ainda produz peças no país em vidros transparentes e azuis.
Os produtos da Duralex ganharam destaque ao oferecer vidros temperados, cerca de 2,5 vezes mais resistentes do que o vidro comum, além de suportar amplas variações de temperatura, de -20 ºC a 100 °C. Em caso de quebra, eles se estilhaçam em pedaços pequenos, reduzindo o risco de acidentes.
Embora a empresa tenha enfrentado dificuldades financeiras nos últimos anos, conseguiu evitar a falência e permanece no mercado.
A concorrência com a China e a abertura de mercado trouxeram desafios para a marca, gerando uma crise tanto no Brasil quanto na França. A empresa francesa chegou a enfrentar liquidação compulsória em 2008, mas foi salva por investidores e, depois, entrou em recuperação judicial.
Em 2021, foi adquirida pela rival International Cookware, proprietária da Pyrex, por 3,5 milhões de euros. Apesar dos obstáculos, a Duralex sobreviveu e continua operando no Brasil.
Os produtos da marca já eram comercializados no país desde a década de 1950, e ela ganhou reconhecimento internacional, especialmente pela popularidade da louça marrom (âmbar) em diversas cozinhas ao redor do mundo.
Em 2011, a marca foi adquirida pela Nadir Figueiredo. Atualmente, a Duralex brasileira não tem mais relação com a empresa francesa. Desde 2019, a Nadir Figueiredo faz parte do grupo norte-americano de private equity HIG Capital, que comprou a companhia por mais de R$ 836 milhões.
Os conjuntos Duralex na cor marrom foram descontinuados no Brasil, deixando de ser fabricados em 2012. A Nadir Figueiredo afirmou que não possui planos para produzir novamente os vidros âmbar, mas continua atenta às tendências do mercado. Na França, por outro lado, as louças de vidro na cor âmbar continuam disponíveis.

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