Agronegócio
E a gabiroba, hein? A fruta nativa do cerrado é saborosa e nutritiva!
Extremamente nutritiva, a gabiroba pode ser essencial para o nosso organismo. Confira como consumi-la.
Também conhecida como gabiroba, guavira e guabiroba-do-campo, essa fruta pertence à mesma família da goiaba e é conhecida por ser extremamente nutritiva e fornecer altos níveis de vitaminas, minerais e importantes antioxidantes.
Encontrada no Cerrado brasileiro, a gabiroba é uma fruta nativa, arredondada, de polpa doce, suculenta e rica em compostos fenólicos. O consumo diário de gabiroba protege o organismo dos danos oxidativos.
Dito isso, ela deve fazer parte do cardápio, seja natural, na forma de sucos, vitaminas ou doces. Hoje, vamos apresentar os principais benefícios do consumo da gabiroba e como consumir essa frutinha saborosa. Confira!
Benefícios da gabiroba
Por conter muita fibra alimentar (tanto solúvel quanto insolúvel), a gabiroba é uma boa parceira do sistema digestivo, pois aumenta a saciedade, ajuda a controlar o índice glicêmico, os níveis de colesterol, além de ser benéfica para a perda de peso.
Além disso, essa fruta fornece uma variedade de vitaminas e antioxidantes que estimulam o sistema imunológico. Os compostos fenólicos ainda ajudam a inibir os efeitos dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce, sendo ideal para uma pele e cabelo saudáveis.
A gabiroba também é rica em minerais essenciais para uma boa saúde. Por ser fonte de ferro e zinco, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema circulatório e do sistema imunológico.
Além disso, por ser rica em cálcio e potássio, o consumo da gabiroba melhora a saúde geral de seus ossos e músculos.
Por fim, por ser rica em água e antioxidantes com ação detox e anti-inflamatória, a gabiroba também ajuda a manter o corpo hidratado, além de eliminar as toxinas.
Como consumir
A gabiroba pode ser consumida in natura, ou utilizada para fazer sucos, geleias ou conservas. Além disso, sua polpa pode ser adicionada a saladas, sorvetes, smoothies e até pães e bolos.
Se você gosta de misturar doce com salgado, uma boa sugestão é criar um molho à base de gabiroba para acompanhar receitas de peixes e frutos do mar.
Agora que você conhece os principais benefícios dessa fruta típica do cerrado, que tal inseri-la no seu dia a dia e desfrutar de todas as vantagens da gabiroba?

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?