Conecte-se conosco

Agronegócio

É da horta, é orgânico! Saiba como plantar alhos em vasos e aproveite!

De fácil cultivo, o alho pode ser plantado em casa, de forma bem simples e prática. Abaixo te explicamos o passo a passo. Confira detalhes.

Publicado

em

O alho é uma planta bulbosa vivaz comestível que apresenta uma série de utilidades, podendo ser empregue tanto na culinária, como para fins medicinais, já que é fonte de minerais como cálcio, potássio e magnésio

Sendo assim, vale a pena investir no cultivo da planta de modo a garantir alho fresquinho e orgânico para o seu estoque. A boa notícia é que é possível plantar alhos em vasos, usando substrato, pedriscos e uma cabeça de alho que você tem em casa.

Os dentes de alho podem ser plantados diretamente na terra, sem a necessidade de sementes. O cultivo é bastante simples e a colheita acontece em pouco tempo. Se interessou? Então, fique atento às principais dicas para o plantio.

Plantio

Descasque uma cabeça de alho e escolha os maiores dentes. Eles vão fazer o papel das sementes. Depois, separe um vaso de bom tamanho que apresente orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo.

Preencha com terra fértil e bem adubada e, em seguida, coloque os dentes de alho na terra. Você deve enterrá-los verticalmente (com a parte pontuda voltada para cima) e de forma espaçada, deixando pelo menos 6 cm entre cada um, para que todos tenham espaço suficiente para se desenvolver.

Logo após o plantio, é importante fazer a rega e manter o solo úmido, especialmente durante as primeiras 2 semanas. A germinação acontece em cerca de 1 a 2 semanas.

Coloque seu vaso em local bem iluminado, com incidência de luz direta. O cultivo do alho é simples e os únicos cuidados são as regas frequentes, além de eliminar quaisquer ervas daninhas que possam aparecer para competir com o alho.

Faça isso apenas puxando cuidadosamente as ervinhas indesejadas da terra. Não há necessidade de colocar quaisquer produtos químicos.

Entre 120 e 140 dias após plantar os dentes de alho, a depender das condições de cultivo, você já pode fazer a colheita.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS