Conecte-se conosco

Empresas

É do Brasil! Tramontina pretende abrir fábrica no México visando mercado dos EUA

Entenda os novos planos da Tramontina, uma das maiores metalúrgicas do Brasil, que pode expandir ainda mais caso negócio se concretize!

Publicado

em

A Tramontina é uma empresa brasileira que fabrica e comercializa produtos de utilidades domésticas, ferramentas, materiais elétricos e móveis. Fundada em 1911, a companhia centenária é muito rica em história e está presente em diversos países do mundo.

No entanto, mesmo com toda essa popularidade e sucesso, a empresa familiar não possui fábricas fora do Brasil. Ela já até teve uma planta arrendada em Wisconsin, mas precisou fechá-la em 2019, alegando questões competitivas.

Mesmo assim, só no ano passado, a marca vendeu 2,2 bilhões de reais para o mercado exterior. Esse número não ficou muito distante do desempenho de 2021, o que é um sinal de que a marca já é consolidada até mesmo lá fora.

Fábrica da Tramontina no México

O presidente-executivo da Tramontina nos Estados Unidos, Marcelo Borges, disse à Reuters que a empresa tem planos de estabelecer uma fábrica no México, visando expandir suas operações internacionais e com foco principal no atendimento dos clientes norte-americanos.

Essa é uma tendência bastante comum em companhias que atingiram grandes níveis de sucesso no Brasil, já que a expansão para o exterior permite muitas outras possibilidades de crescimento para as marcas, presença em outros mercados, vendas, investimentos e muito mais.

E não é só isso, já que o nearshoring está cada vez mais popular no México. Essa é uma estratégia que consiste em transferir a produção de bens ou serviços para países mais próximos do mercado consumidor, o que vem ganhando muita força nos últimos anos.

O México é um dos maiores beneficiados pelo nearshoring, já que está geograficamente próximo do maior mercado do mundo, os Estados Unidos. Além disso, o país tem um bom custo de mão de obra e boa infraestrutura industrial.

Assim, ao invés de contar apenas com as fábricas disponíveis em território brasileiro, ficaria muito mais fácil e econômico para a Tramontina suprir o mercado norte-americano. No entanto, ainda não existem datas definidas para essa instalação, já que esse é apenas de um plano, pelo menos até o momento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS