Automobilística
É infração parar no hidrante? CTB tira essa dúvida agora!
Existem alguns locais em que é proibido estacionar. Descubra se parar na frente de hidrante é infração de trânsito.
No trânsito brasileiro e mundial, alguns locais não permitem que veículos sejam estacionados, salvo motivo de força maior devidamente justificável. Isso porque parar o carro ou moto nesses lugares causaria muito transtorno e dificuldade para os demais.
Assim, os estacionamentos irregulares são aqueles que vão contra as normas de trânsito e acabam ocupando espaços proibidos ou indevidos. Os problemas ocasionados podem ser variados, como alguns exemplos que seguem:
- congestionamentos;
- danos ao patrimônio público e privado;
- poluição ambiental e sonora;
- acidentes.
Não só isso, mas os estacionamentos irregulares podem impedir ou dificultar o acesso de veículos de emergência, como polícia, bombeiros e ambulâncias, que precisam ter meios de acessar urgentemente esses locais.
Por que parar na frente de hidrante de incêndio é considerado infração de trânsito?
Inicialmente, cabe esclarecer que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas é considerado infração de trânsito.
Para caracterizar a infração, no entanto, é preciso que estes itens estejam devidamente identificados, conforme especifica o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Isso porque estacionar na frente dos hidrantes de incêndio acaba dificultando o trabalho dos bombeiros em caso de incêndio. O equipamento fornece água para combater as chamas e deve estar livre para ser conectado às mangueiras dos caminhões.
Agora imagine o cenário de um incêndio e que, ao chegar, os bombeiros são impedidos de utilizar o hidrante, pois um carro está estacionado na frente dele. Complicado, não é mesmo? Se isso acontecer, os profissionais terão que perder tempo para remover o automóvel ou, ainda, encontrar outro hidrante.
Então, por colocar em risco a vida das pessoas e integridade dos imóveis, esse é um local proibido de se estacionar. Caso a norma seja descumprida, caracteriza uma infração de gravidade média, punível com multa e consequente remoção do veículo.

-
Tecnologia18 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades15 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso