Tecnologia
É o fim do golpe do Pix? Esta ferramenta é capaz de rastrear dinheiro roubado
Recurso criado por empresa que desenvolve serviços bancários é capaz de traçar o caminho virtual das quantias que têm origem fraudulenta
Golpes envolvendo o Pix estão cada vez mais comuns no Brasil e têm desafiado às autoridades policiais e, também, os bancos a criar meios para solucioná-los.
Geralmente, os criminosos enviam links maliciosos para as vítimas, com o intuito de obter os dados bancários, invadir as respectivas contas e retirar todo o dinheiro disponível em saldo.
O Pix foi criado para agilizar transações financeiras e permitir pagamentos instantâneos sem burocracia. Com tanta facilidade e rapidez, o serviço se inseriu rapidamente da vida do brasileiro e, claro, atraiu o interesse de golpistas.
Solução contra o golpe
Uma nova tecnologia, no entanto, surgiu para dificultar a ação criminosa envolvendo transações via Pix. Estamos falando de uma ferramenta chamada Detectaflow.
Como os celulares, praticamente, se tornaram uma verdadeira extensão do nosso corpo, com grande volume de informações e dados pessoais, os golpistas, muitas vezes, não precisam sequer roubar o aparelho para prejudicar as vítimas. Basta invadi-los virtualmente.
O Detectaflow foi desenvolvido pela empresa Nuclea, voltada para a criação de serviços bancários, pensando, justamente, no caminho virtual do dinheiro. A ferramenta é capaz de rastrear a quantia movimentada por meio das transações feitas com ela.
O recurso já vale para movimentações via TED, DOC, boletos e, muito em breve, se estenderá para o Pix. Ele será de extrema importância para identificar o destino de quantias roubadas ou que foram retiradas indevidamente da conta das vítimas.
Bloqueio
Assim que identificado que o dinheiro movimentado é fruto de fraude, a ferramenta o bloqueia e auxilia a vítima a obter o ressarcimento imediato.
Quem passa por esse tipo de situação, geralmente, fica dependente da ajuda dos bancos. Além de eles não conseguirem bloquear o dinheiro ou reaver o valor, rapidamente, a solução tende a demorar e passar por análise interna.
Mais informações sobre o Detectaflow, divulgado como uma ferramenta antifraude, podem ser acessadas pelo site da empresa responsável. O objetivo é otimizar o atendimento pós-golpe e reduzir a chance de maiores transtornos no processo de recuperação.

-
Finanças2 dias atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Criptomoedas2 dias atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais
-
Tecnologia2 dias atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Empresas2 dias atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Tecnologia22 horas atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix