Conecte-se conosco

Curiosidades

É possível contestar a decisão tomada pelo INSS?

Muitas pessoas possuem a dúvida se realmente é possível contestar a decisão tomada pelo INSS. Confere aqui se isso é possível!

Publicado

em

Existe uma grande dúvida que gira em torno do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Será que é possível fazer a contestação de uma decisão tomada pelo INSS?

De fato, é preciso enfatizar que os segurados do INSS passam por uma longa fila de espera que parece as vezes interminável para conseguir receber as respostas das análises dos seus requerimentos. Essas análises, por sua vez, giram em torno de 1115 dias para obter-se as respostas, aguardando se o pedido será deferido ou indeferido.

Além disso, é fundamental deixar claro que o INSS negou aproximadamente 1,14 milhões de solicitações de benefícios no Brasil somente no primeiro trimestre de 2022, o que contabiliza quase metade do total de requerimentos que foram feitos de acordo com o 27º Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS).

Além disso, outro dado também demonstra que de 2012 até 2018, o INSS negava em média cerca de 3,4 milhões de benefícios ao ano em todo o território brasileiro. Porém, depois do ano de 2019, esse valor anual aumentou em torno de 4,4 milhões.

Não obstante, é essencial destacar que, de acordo com os especialistas em Direito Previdenciário, os segurados possuem três caminhos para percorrer, distintos, caso o seu benefício seja negado pelo INss, sendo esses: recorrer diretamente no próprio INSS, entrar com uma ação judicial ou fazer o encaminhamento de um novo pedido administrativo.

Por fim, caso seu benefício seja negado, basta seguir esse passo a passo para agendar o seu recurso: Acesse o Meu INSS com seu login e senha; Busque a opção “Agendamentos/Requerimentos”; Clique em opção “Agendamentos/Requerimentos”; Digite no buscador a palavra “recurso”; Escolha a opção desejada; Insira todos os dados que forem solicitados e finalize o seu pedido.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS