Conecte-se conosco

Finanças

É possível fazer financiamento de imóveis com FGTS futuro? Confira!

Governo Federal publicou uma nova Portaria que permite que famílias de baixa renda compre seus imóveis com FGTS futuro. Entenda como funciona.

Publicado

em

Na última semana, o Governo Federal publicou uma Portaria no Diário Oficial da União que regulamenta um modo de financiamento imobiliário para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesse sentido, o pagamento desse financiamento seria descontado dos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que ainda serão efetuados pelo empregador para auxiliar na compra de imóveis dessas famílias.

Nesse contexto, é importante frisar que a Portaria possui como principal objetivo aumentar  o acesso ao financiamento habitacional, isso ocorre a partir da redução ou supressão do valor de entrada em operações de financiamento imobiliário por meio de recursos do FGTS.

De acordo com a norma, as operações devem ser realizadas através do programa Casa Verde e Amarela, que possui o intuito de diminuir o déficit habitacional no Brasil por meio de incentivos. Esse projeto, ao estimular o setor imobiliário, traz benefícios tanto para o Governo quanto para o setor de construção civil.

Dessa maneira, o trabalhador que optar por utilizar o FGTS futuro para financiar um imóvel, ficará com os valores bloqueados como forma de garantia de pagamento. Além disso, esse benefício só é possível ser utilizado por famílias que possuem renda mensal bruta de até R$ 4.400. Também é importante deixar claro que as condições só são válidas para a compra de um imóvel por beneficiário desse programa.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que irá assumir o risco das operações. Ademais, também foi apontado que a norma que estabelece a pausa do pagamento das parcelas por um período de até 6 meses continua em rigor. Nesse contexto, o acordo estabelecido entre a Caixa Econômica Federal e o Conselho Curador do FGTS, é que o dinheiro que não for pago será acrescentado ao saldo do devedor.

Por fim, enquanto as normatizações do FGTS ainda não forem debatidas e definidas, as construtoras aguardam novas informações. Também foi proposto pelo Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) que o FGTS futuro seja incluído e também aceito na compra de imóveis populares usados, no lugar das novas unidades elaboradas através do programa Casa Verde e Amarela.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS