Economia
É possível mudar o número de CPF?
É comum ver pessoas com o CPF comprometido após emprestar o documento para terceiros ou por não honrar com as dívidas contraídas. Mas, afinal, podemos mudar o número do CPF?
O Cadastro de Pessoas Físicas, o famoso CPF, é um documento de identificação dos brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil ou que possuem bens no Brasil e residem no exterior.
O CPF serve como um banco de dados administrado pela Receita Federal, com o objetivo de recolher informações cadastrais de contribuintes do Imposto de Renda, além de diferenciar cidadãos brasileiros que tenham o mesmo nome e sobrenome.
Atualmente, é comum ver pessoas com o CPF comprometido após emprestar o o documento para terceiros, abrir contas bancárias, empresas e fazer compras. Mas, afinal, podemos mudar o número do meu CPF?
Poucos sabem, mas embora seja difícil, não é impossível. Segundo a justiça, o cancelamento do CPF pode ocorrer após casos de fraude, isso após avaliação de um juiz.
Entretanto, a Receita Federal diz o contrário. De acordo com órgão, “não há possibilidade de trocar o número do antigo do CPF por outro novo”. A receita ainda afirma que a inscrição só pode ser feita uma vez, portanto, para que isso aconteça, é necessário acionar a justiça.
Tendo em vista a importância desse documento, trazemos algumas práticas que podem te ajudar a evitar golpes e fraudes. Confira:
- Fique atento aos testes on-line: para não cair em golpes de jogos on-line, pesquise e escolha aqueles que mais parecem confiáveis, dando preferência aos que não solicitam seus dados
- Saiba sempre onde estão seus documentos e guarde-os em segurança
- Evite clicar em mensagens de correntes no WhatsApp
- Faça compra apenas em sites seguros e conhecidos
- Tenha cuidado antes de jogar documentos e cartões no lixo
- Tenha cuidado com mensagens SMS: os golpistas usam esse tipo de mensagem para promover prêmios e sorteios falsos para acessar seus dados
- Monitore constante e periodicamente o seu CPF em sites como o da Serasa Experian

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%