Conecte-se conosco

Economia

É possível solicitar a segunda via do RG sem tem que pagar taxas? Saiba como

É possível solicitar de forma gratuita a segunda via do seu RG? Todo o brasileiro tem direito a segunda via do documento em certos casos.

Publicado

em

Versão digital do RG: saiba como ter acesso no seu smartphone

Você sabe como é possível solicitar de forma gratuita a segunda via do seu RG? Todo o brasileiro tem direito a segunda via do documento em certos casos.

Para reemitir seus documentos, é necessário pagar uma taxa que pode variar entre R$ 26 e R$ 96 reais, no entanto, existem casos específicos onde você pode solicitar a segunda via sem precisar pagar esse valor.

Isso é, em caso de roubo ou furto, você pode fazer a solicitação gratuita. Mas, para isso, é necessário que você tenha em mãos o boletim de ocorrência.

Também é possível emitir gratuitamente seu documento nos seguintes casos, quando seja a primeira via ou para a renovação após os 18 anos. Também na primeira impressão da nova versão da CIN (Carteira de Identidade Nacional).

Não somente isso, também é possível fazer a emissão do documento caso esteja a mais de três meses desempregado, para os idosos acima de 60 anos, no caso das mulheres, e 65, no caso dos homens.

Em caso de documentos perdidos ou danificados devido aos desastres naturais, é preciso apresentar boletim de ocorrência e solicitar em até 60 dias.

Também é possível caso haja erros de digitação no documento, mas é necessário que seja solicitada a reemissão em até 90 dias após ter em mãos o documento. E por fim também é possível para pessoas em situação de extrema pobreza, nesse caso é necessário apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social).

Nova Carteira de Identidade Nacional – CIN

Essa nova versão do RG já pode ser emitida para todos os brasileiros que desejarem. Existem duas formas desse documento, a virtual, que pode ser solicitada pelo aplicativo do Governo Federal, e a física, que é como uma garantia para a parte da população que não tem acesso à internet.

Vale lembrar que essa nova carteira de identidade só pode ter sua versão virtual acessada após a emissão do documento físico.

A facilidade desse documento se dará no fato de que ele poderá ser utilizado nos postos imigratórios de todos os países que participam do Mercosul. Já para países que não fazem parte, é necessário que seja apresentado o passaporte.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS