Conecte-se conosco

Curiosidades

É possível solicitar auxílio-doença em caso de cirurgia?

Você sabia que é possível fazer a solicitação do auxílio doença em caso de cirurgia? Não? Confere aqui!

Publicado

em

Geralmente, quando um funcionário precisa passar por uma cirurgia e afasta-se do seu trabalho, na maioria dos casos, o colaborador acaba preocupando-se com o seu salário no final do mês. No entanto, é fundamental deixar claro que nenhuma empresa pode deixar de pagar seu salário por esse motivo, portanto, não é necessário manter-se preocupado. Na realidade, em casos no qual o afastamento é de até 15 dias, a empresa é obrigada por lei a pagar o seu salário.

Veja também: É possível ter direito ao auxílio-doença depois de parar de pagar o INSS?

Todavia, caso seu afastamento perdurar mais do que esse tempo limite, essa obrigação passará a ser do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, para você conseguir esse benefício, é necessário solicitar o auxílio doença.

Além disso, é importante deixar claro que, para fazer o recebimento desse auxílio, é necessário:

  • Estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, ou intercalados nos últimos 60 dias pela mesma doença;
  • Ter a qualidade de segurado;
  • Ter contribuído em favor do INSS por pelo menos 12 meses. No entanto, portadores de doenças graves e quem sofreu acidente de trabalho não precisará cumprir a regra de 12 meses.

Por conseguinte, para fazer a solicitação desse benefício ao INSS, é preciso que você acesse o site Meu INSS ou faça o download do aplicativo que está disponível tanto para IOS quanto para Android.

Depois, é necessário fazer o login e escolher a opção “Agende sua Perícia” (menu lateral esquerdo). Em seguida, clique em “Agendar Novo” em caso de 1º pedido ou em “Agendar Prorrogação” para solicitar que o benefício seja prorrogado.

A posteriori, faça o acompanhamento do andamento da sua solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS – opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”. É preciso que você vá até à unidade do INSS escolhida para fazer a perícia médica.

Então, por fim, faça o acompanhamento do andamento da solicitação e o resultado da perícia pelo site ou aplicativo Meu INSS na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS