Tecnologia
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
Uso de inteligência artificial na publicidade do iFood levanta preocupações quanto à fidelidade das imagens aos produtos reais.
A utilização de imagens geradas por inteligência artificial (IA) tem se tornado uma prática comum em diversos setores em meio ao avanço tecnológico. No entanto, essa tendência vem gerando polêmica no Brasil.
Recentemente, o uso de tais imagens em anúncios de restaurantes no aplicativo iFood provocou reações diversas nas redes sociais.
Usuários expressaram preocupações sobre a potencial dissonância entre as imagens digitais e os produtos entregues, levantando a hipótese de propaganda enganosa. O tema tem sido amplamente discutido, especialmente após a atualização das diretrizes do iFood.
A prática, embora não proibida, suscita debates sobre os direitos dos consumidores e o risco de frustração em relação ao que é anunciado e o que é efetivamente entregue.
O advogado Igor Marchetti, do Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec), destaca a ausência de regulamentações específicas sobre o tema.
Recomendações e riscos das imagens geradas por IA
O Procon-SP recomenda que os restaurantes alertem quando as imagens forem criadas por IA para evitar a caracterização de propaganda enganosa. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, essa prática ocorre quando informações falsas induzem ao erro.
Além disso, plataformas de mídia social já adotaram comandos para que postagens geradas por inteligência artificial incluam avisos apropriados, garantindo a transparência nas relações comerciais.
Foto: Reprodução
Direitos dos consumidores
Os consumidores devem estar atentos à correspondência entre a publicidade e o produto recebido. Caso identifiquem discrepâncias, o Procon-SP orienta que entrem em contato com o estabelecimento e, se necessário, registrem reclamações no Procon local.
Em situações como essas, o consumidor pode:
- Exigir cumprimento da oferta original.
- Solicitar produto/serviço equivalente.
- Optar pela devolução total do valor pago.
Posição do iFood e ações futuras
Em nota, o iFood esclarece que orienta seus parceiros a usar imagens geradas por IA somente quando representam a realidade dos produtos. A empresa atualizou sua política de uso de imagens e disseminou essas mudanças por meio de mensagens diretas e conteúdos educativos.
“Todos os parceiros devem seguir as normas previstas nos Termos e Condições da plataforma, que incluem orientações claras sobre a apresentação dos itens no cardápio, além do respeito à legislação vigente”, declarou a empresa em nota.
Usuários podem apontar inconsistências diretamente no aplicativo. As consequências para os estabelecimentos variam de advertências à exclusão da plataforma, de acordo com a gravidade das violações.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto