Conecte-se conosco

Curiosidades

É verdade que aplaudir o hino nacional é falta de educação?

Você provavelmente já se questionou sobre isso; descubra qual é a verdadeira norma social.

Publicado

em

Você já ouviu falar que não se deve aplaudir o hino nacional? Mas será que isso é realmente verdade? Existe uma legislação que desvenda esse grande mistério.

A verdade é que não há nada que impeça isso depois que o hino for tocado. As únicas diretrizes sobre o assunto estão na Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971.

De acordo com essa legislação, a apresentação dos símbolos do país – bandeira, armas nacionais e hino – requer dos cidadãos uma “atitude respeitosa”.

O aplauso é uma forma de manifestação pública, e não uma falta de educação. Portanto, não há nada que impeça o público de aplaudir a execução do hino nacional.

A única coisa que não se pode fazer é zombar do hino.

Mito ganhou força nas escolas – Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Como esse mito surgiu?

A ideia de que não se pode aplaudir o hino ganhou força principalmente nas escolas. Quem nunca teve uma professora chata que implicava com quem batia palmas depois do hino? Geralmente a gente até batia só para provocar…

Hoje em dia, apenas os mais tradicionais consideram falta de educação aplaudir o hino, e mesmo assim, geralmente em cerimônias mais formais, como antes da entrega dos diplomas em uma formatura, por exemplo.

Na maioria dos eventos públicos, como shows, comícios e jogos de futebol, o público costuma se empolgar depois do ‘pátria amada, Brasil’. Então, pode bater palmas sem problema algum!

Você conhece a história do hino nacional?

No Brasil, o hino nacional tem suas raízes na época do Império. Sua música foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1822, pouco depois da declaração da independência.

Inicialmente, a música foi usada como um hino da monarquia, chamado ‘Hino da Independência’.

Anos mais tarde, em 1909, quando o Brasil já havia se tornado República, algumas letras foram encomendadas para acompanhar a música. Foi aí que Joaquim Osório Duque-Estrada escreveu a letra oficial que conhecemos hoje.

O hino foi oficializado como símbolo nacional em 1922, no centenário da Independência. Desde então, ele representa a identidade do país em eventos importantes, cerimônias cívicas e competições esportivas.

Quando o hino nacional deve ser tocado?

O hino nacional deve ser tocado em diversas ocasiões solenes, como eventos cívicos, cerimônias oficiais, competições esportivas, internacionais e militares, além de inaugurações e comemorações cívicas. É

comum também em escolas, onde é executado durante o hasteamento da bandeira, ou antes de as aulas iniciarem. Sua execução é um momento de reverência aos símbolos nacionais e de expressão do patriotismo.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS