Conecte-se conosco

Economia

Economia ainda necessita de ajuda monetária e fiscal, diz Powell

Chair do Fed voltou a dizer que a economia norte-americana ainda tem um “longo caminho a percorrer”.

Publicado

em

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta terça-feira que o recente avanço no número de casos de coronavírus é uma grande preocupação para a recuperação de uma economia que ainda tem um “longo caminho a percorrer”, pedindo mais apoio fiscal e reiterando o compromisso do banco central de que fará tudo ao seu alcance que a economia dos Estados Unidos volte ao caminho certo.

Em um evento virtual promovido pelo Bay Area Council, Powell afirmou que o Fed está comprometido em “usar todas as nossas ferramentas para apoiar a recuperação pelo tempo que for necessário até que o trabalho esteja bem e verdadeiramente feito”.

O chair do Fed disse ainda que ainda não é o momento de o banco central abandonar suas ferramentas emergenciais de empréstimo e é muito cedo para sequer começar a cogitar diminuir sua carteira de títulos.

Voltando ao assunto que vem abordando há meses, Powell disse que a economia provavelmente precisa de mais auxílio fiscal também. Para ele, o atual aumento de casos e hospitalizações devido ao novo coronavírus é “uma grande preocupação” porque pode gerar o medo de engajamento em atividades econômicas e a desaceleração da economia.

Nenhuma ação recente no sentido de novos programas de apoio por parte do governo para ajudar famílias e empresas como ocorreu durante primeira rodada de alívio fiscal em março foi concretizada até o momento.

Notícias recentes de testes de vacinas que têm apresentado bastante eficácia contra a Covid-19 são “certamente boas” no médio prazo, mas no melhor dos casos ainda levará meses até que elas estejam amplamente disponíveis, ponderou Powell.

“Com o vírus agora se espalhando em um ritmo rápido, os próximos meses serão muito desafiadores”, acrescentou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS